Automatisa consolida expansão comercial em 2008


A Automatisa Sistemas, empresa catarinense que desenvolve e comercializa máquinas para corte e gravação a laser, registrou em 2008 o melhor ano de sua história de sete anos. Um terço de todas as vendas de máquinas já realizadas foram feitas neste ano. A consolidação da empresa no indústria têxtil e recentes investimentos em segmentos como o do acrílico, MDF, comunicação visual, entre outros, foram os responsáveis pelo ano positivo. O crescimento registrado foi de 25%, se comparado ao ano anterior.

"A ampliação da atuação da empresa no país, com a criação das regionais Sul, Sudeste e Nordeste, fez com que a Automatisa ficasse mais próxima de seus clientes, atuando fortemente na parte comercial, sendo respaldado por uma melhor estrutura para suporte e assistência técnica dos equipamentos", garante Hugo Vivanco, diretor-geral da empresa. A ampliação da atuação regional da Automatisa é destacada pelo diretor como um dos principais motivos do crescimento de 2008.

Durante o ano, quatro máquinas foram lançadas, com destaque para a nova Prisma, máquina de corte e gravação a laser que recebeu um aprimoramento da exclusiva tecnologida da Automatisa - a visão artificial, que permite uma leitura dos contornos de bordados e outros materiais, oferecendo como benefício cortes precisos com menos desperdício. A Prisma, a Acrila DAII e a Mira foram apresentadas em feiras têxteis, calçadistas e de comunicação visual, como a Comtex, em Recife (PE), a Serigrafia Signs, em São Paulo (SP) e a FEBRATEX, em Blumenau (SC), entre outras. O lançamento das regionais Sul e Sudeste foram comemoradas em Open House em Blumenau e Santo André (SP), respectivamente. A regional Nordeste foi criada a partir de Caruaru, em Pernambuco, importante pólo têxtil da região, também em um Open House com demonstração da Prisma.

Após a percepção de outras necessidades nos mercados onde atua, a Automatisa expandiu em 2009 seus negócios, com a criação da Alkimat, empresa spin-off que atua na fabricação e comercialização de aditivos utilizados para marcação e gravação a laser. Os produtos já são exportados para dezenas de países. Além disso, a Alkimat presta serviços de corte e gravação a laser, por meio da Artelaser, outra empresa pertencente à Automatisa. Os serviços prestados utilizam as máquinas da Automatisa e os aditivos da Alkimat.

Impacto da crise

Mesmo com a crise econômica enfrentada por diversos países, em especial os Estados Unidos, a empresa manteve o compromisso com seus clientes e fornecedores. No Brasil, a Automatisa detém uma posição de liderança na venda de equipamentos de corte e gravação a laser. "É um mercado com muitos concorrentes que atuam somente com a importação de equipamentos, enquanto a Automatisa detém todo o processo e a tecnologia para fabricação dos equipamentos, prestação de serviços e assistência técnica", garante Vivanco.

Após um ano com ótimos resultados comerciais, a Automatisa pretende garantir sua expansão com novos investimentos para 2009. Entre eles está a mudança de sede, para um espaço mais amplo e com melhor logística na cidade vizinha de Florianópolis - São José. Também neste ano a empresa irá iniciar a construção de sua sede própria na cidade de Biguaçu, cidade da Grande Florianópolis. A sede será compartilhada com outras três empresas do segmento de tecnologia catarinense - Audaces, Specto e Cianet.

Com a ida para São José, a empresa se despede também da incubadora CELTA, no Parque Tecnológico Alfa, onde esteve desde a sua fundação. "O processo de incubação foi coroado em 2008 com a conquista inédita e destacada do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria de melhor empresa incubada do Brasil", comemora o diretor-geral da empresa.

2009 será marcado também pelo ano da internacionalização da empresa. A Automatisa já tem máquinas em países como Portugual, Suécia, Argentina e Colômbia. A empresa está em fase final de uma importante certificação da Comunidade Européia, que irá permitir iniciar uma atuação mais consistente no continente europeu. Outra preocupação no Brasil é a ampliação da sua rede de assistência técnica, que irá contemplar novas regiões e Estados.


Tópicos: