Metalúrgica investe em software e aumenta produtividade

Sem exigir grandes investimentos, alternativa é válida em tempos de crise econômica

Foto: Divulgação

Com um cenário econômico mundial instável, as empresas do setor metalúrgico começam a procurar alternativas para aumentar a produtividade, sem ter de investir pesadamente em máquinas e ferramentas.

Um desses exemplos é o da metalúrgica Julien do Brasil, instalada em Pinhais (PR). Desde que começou a utilizar o software PowerMill 5 Eixos da inglesa DELCAM, a empresa contabilizou uma série de benefícios na linha de produção. “Por meio dessa solução, conseguimos usinar peças com boa velocidade de cálculo e ótimo nível de segurança contra colisões e invasões”, conta Rafael Tunes, engenheiro de projetos da Julien do Brasil. “A simplicidade no uso e as melhorias realizadas em todas as versões também facilitam nosso trabalho”, completa.

O executivo enumera também outras conquistas por meio do PowerMill 5 Eixos. “Conseguimos realizar cálculos de trajetórias em cavidades de grande porte, com velocidade e segurança; usinar perfis hidrodinâmicos em peças fundidas e realizar acabamentos específicos em ferramentas de corte”, diz Tunes.

O Powermill 5 Eixos é utilizado há muitos anos em aplicações aeroespaciais, mas recentemente tem despertado o interesse da indústria ferramental.  A principal vantagem dessa solução é a habilidade em economizar tempo usinando formatos complexos em uma única configuração. Outra vantagem é o fato de o PowerMill ser utilizado para o uso de cortes pequenos, permitindo uma usinagem mais precisa.

O software também oferece a versão Powermill 5 Eixos usinagem contínua, que possibilita ao usuário criar percursos ao redor de superfícies complexas, sólidas e modelos triangulares.

O PowerMill 5 Eixos Posicional é ideal para usinagem de cores profundas e cavidades; os cortadores pequenos aumentam a precisão e aumentam a qualidade na finalização de superfícies; permitem a Usinagem de minas e conseguem significantes reduções de tempo por meio de uma única configuração.

No caso do PowerMill 5 Eixos Usinagem Contínua, a solução é ideal para traçar o perfil das peças; para usinagem de cores profundas e cavidades; no caso dos cortadores pequenos, aumentam a precisão e a qualidade na finalização de superfícies; permite a usinagem tanto com as laterais quanto com as bases da ferramenta; pode ser utilizada com uma gama completa de tipos de ferramentas; é compatível com os modelos no formato STL (com exceção dos traços) e totalmente verificado pelas ranhuras do dispositivo.