INT promove curso sobre segurança de hidrogênio

Imagem: Divulgação

O curso Segurança de Hidrogênio será ministrado pelo professor Newton Pimenta Neves Júnior, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Físico, com doutorado em Química, Pimenta Neves é livre docente e pesquisador do Instituto de Física Gleb Wataghin, do departamento de Física Aplicada da Unicamp e ainda atua no Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (Ceneh), instalado na Universidade.

Seus estudos têm ênfase na área de Química Analítica, com atuação principalmente nos temas gás standard, análise de traços gasosos e hidrogênio, havendo liderado projeto de uso de etanol em sistemas de geração de energia elétrica por células a combustível, utilizando o processo de geração de hidrogênio por reforma do etanol.

O evento é organizado pela Divisão de Catálise e Processos Químicos do INT, por intermédio do chefe da área Marco Fraga, no contexto do projeto Levantamentos e Dados para Promover a Estruturação da Rede de Utilização para a Economia do Hidrogênio (UTILH2), coordenado por Vera Lellis, da Divisão de Informação e Prospecção Tecnológicas/INT.

O curso é gratuito mas as vagas são limitadas. Os interessados devem enviar e-mail aos cuidados de Suzette – [email protected]>[email protected] –, constando nome, ramal ou telefone para contato, setor onde trabalha e formação profissional.

A duração prevista do curso é de 16 horas, com aulas das 8 às 17h. Serão abordados os seguintes tópicos: Mercado e Produção de H2, Células a Combustível; Sistema Internacional de Unidades, Gás Ideal x Gás Real; Segurança de Gases e H2; Cilindros, Conexões e válvulas para gases e H2; Purgas Gasosas; Infra-estrutura para gases e H2; Acidentes com H2; Aspectos normativos e legais; exercícios e dúvidas.


Tópicos: