Workshop O Mundo Italiano das Máquinas Operatrizes

Fonte: Assessoria de Imprensa do evento - 11/11/08

O Seminário e Workshop O Mundo Italiano das Máquinas Operatrizes acontece no dia 25 de novembro, às 9h, na FIESP, em São Paulo (SP). Estarão presentes empresas italianas do setor interessadas na troca de colaboração comercial, industrial e tecnológica com parceiros brasileiros. São elas: Breton, Carlo Salvi, Maus, Pama, Sisma, Tecnomagnete e Zani.

O evento tem por objetivo demonstrar a capacidade do maquinário "Made in Italy", fomentar negócios entre fabricantes e estimular a troca das inovações tecnológicas. É Organizado pelo ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior e pela UCIMU -Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Operatrizes, Robôs, Sistemas de Automação e Produtos Auxiliares (CN, ferramentas, Componentes e acessórios).

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita através do site.

O setor em números

A indústria italiana de máquinas-ferramenta, robôs e automação é caracterizada por elementos distintivos que a tornam completamente original em relação aos concorrentes. Tais peculiaridades são notadas já na estrutura de seu complexo produtivo, muito mais fragmentado do que em outros países.

A grande maioria de suas 500 empresas é de pequeno e médio porte, com cerca de 70 empregados, em relação a 200 nas concorrentes japonesas e alemãs.

Um dos principais diferenciais destas empresas  é seu alto índice de verticalização, fator que lhe garante a alta competitividade, com total domínio da tecnologia, o que resulta em máquinas, controles, acessórios e componentes de qualidade.

A reduzida dimensão do quadro de funcionários lhes dá flexibilidade e agilidade que nenhum outro sistema produtivo consegue atingir. O ponto forte está em fornecer equipamentos sob medida, de acordo com as necessidades dos clientes. Em termos de avanços tecnológicos,  70% da produção italiana é automatizada e, destes, 20% faz parte de sistemas integrados (células e sistemas compostos por mais de três máquinas).

A produção italiana do setor fechou 2007 com faturamento de  5,3 bilhões de Euros. Desses, 3 bilhões (55,7%)  foram obtidos com exportações, sendo Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha e China os principais mercados.

O Brasil tem a Itália como seu 3º principal fornecedor de máquinas operatrizes, cuja participação no total importado é de aproximadamente 13,6% ( 82,5 milhões de Euros). Grande parte dessas importações (61,3%) são compostas por máquinas e equipamentos para corte e conformação de metais.

Segundo Giovanni Sacchi, diretor para o Brasil, do Instituto Italiano para o Comércio Exterior no Brasil,  os fabricantes  de máquinas-ferramentas, em razão da dinamização do segmento, investem em novas tecnologias de manufatura, com o objetivo de melhoria de produtividade e redução de custo e as parceriais entre os países facilitam a troca de informações e futuras joint ventures.

Serviço
Seminário e Workshop O Mundo Italiano das Máquinas Operatrizes 
Data: 25 de novembro 2008
Hora: 9:00h
Local: FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Av. Paulista, 1313 –  Auditório – 4º andar - São Paulo (SP)
Site: http://www.ice-sanpaolo.com.br/workshop2008
Informações: (11) 2148-7254

Tópicos: