Walter apresenta solução em furação para aços inoxidáveis austeníticos

Fonte: Assessoria de Imprensa da Walter - 04/11/08
Foto: Walter

A alta tendência a encruamento, a elevada tenacidade e a baixa condutibilidade térmica tornam o aço inoxidável austenítico um material de difícil usinagem. No entanto, ele é cada vez mais utilizado em diversos segmentos, especialmente nas indústrias de geração de energia, aeroespacial, petrolífera, médica e alimentícia.



Como solução, a Walter Titex desenvolveu uma broca HSS-E inovadora, a VA INOX, que tem capacidade de operar com avanços até 4 vezes maiores, possibilitando um grande aumento de produtividade quando comparada às brocas convencionais. Ela também possui profundidades de furação de até 4xD, sem ciclo intermitente (pica-pau).

Em contraste com brocas de metal duro, que dependem da refrigeração interna para oferecer segurança na usinagem de aço inox, a VA INOX possibilita um processo altamente seguro com refrigeração externa. Por esta característica, a ferramenta pode ser aplicada em máquinas mais antigas e para a produção mais econômica em séries pequenas e médias, como é usual em componentes de aço inoxidável.

A VA INOX Walter Titex não apenas é mais rápida que as brocas convencionais. Sua cobertura TINAL® FUTURA TOP evita a formação de arestas postiças pela soldagem do material à ferramenta, o que também significa economia de tempo, já que não é necessário parar para remover o material manualmente. Por sua excelente formação de cavacos, esta ferramenta também é indicada para materiais com tendências a apresentarem cavacos longos, como ligas de alumínio lisas, aço estrutural liso e ligas de cobre. Em todos esses materiais, a VA INOX forma cavacos curtos e compactos.

A VA INOX também está disponível em uma versão mais curta (DIN 1897), particularmente indicada para aplicação em tornos automáticos.

Tópicos: