Abertas inscrições para viagens de cientistas entre Brasil e Alemanha

Fonte: Agecom/UFSC - 29/10/08

A Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão recebendo requerimentos de recursos para viagens de cientistas do Brasil e da Alemanha em projetos de cooperação nas seguintes áreas de pesquisa: biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação, biodiversidade e desenvolvimento sustentável, ciências da saúde, humanas e sociais, bem como engenharia e química. Os pedidos devem ser entregues até 27 de novembro.

O programa de fomento baseia-se em acordo bilateral de 6 de dezembro de 2007. Os requerimentos devem cumprir as respectivas diretrizes da DFG e do CNPq. Cientistas do Brasil com parcerias com grupos de pesquisa da Alemanha apresentam seus requerimentos ao CNPq, mencionando seu parceiro de cooperação na Alemanha. Cientistas da Alemanha entregam seus pedidos à DFG.

Somente serão fomentados projetos aprovados tanto pelo CNPq quanto pela DFG. Os custos de viagem e estada serão cobertos pela respectiva instituição fomentadora do país de origem do cientista.

Mais informações no site do CNPq (ver Edital N° 61) ou no site da DFG.

Contatos
- Carmen Negraes e Bárbara Quaresma Rocha - Tel. (+61) 2108-9444 / [email protected] e [email protected]
- Dr. Dietrich Halm - Tel. (+49-228) 885-2490 / [email protected]
- Prof. Dr. Helmut Galle (DFG Brasil) - [email protected]