Ribeirão Preto pode ter parque tecnológico

Fonte: Agência Sebrae de Notícias – 28/10/08

A cidade de Ribeirão Preto, a 314 quilômetros de São Paulo, está em fase de estudos de implantação de um Parque Tecnológico. De concreto há um protocolo de intenções, assinado pelo vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, e o espaço físico, que ficará situado dentro do campus da Universidade São Paulo (USP).

Como o atual prefeito, Welson Gasparini (PSDB), não se reelegeu, a concretização do projeto dependerá da próxima gestão - a deputada estadual Dárcy Vera (DEM) venceu a eleição no primeiro turno, com 52% dos votos, enquanto Gasparini terminou em segundo lugar, com 32%. Não se tem definido quanto custarão os lotes ou quantos estarão à venda.

A intenção, com a instalação do parque, é trazer empresas de tecnologia de ponta para a cidade, uma vez que ela já tem abrigadas diversas empresas deste segmento. Por conta disso, a cidade recebeu do governo estadual o certificado de Pólo Tecnológico. Além deste futuro empreendimento, outro que fomenta a economia local é o pólo industrial dos setores médico-odontológico e farmacológico.

Por conta da alta instalação de empresas nos últimos anos, na cidade - 5.380 desde 2005 -, ela está com um novo distrito empresarial em funcionamento. No terreno, há, por enquanto, uma empresa em atuação; contudo, 62 estão em fase de construção.