Lançamento Walter: fresa disco no conceito XtraTec

Fonte: Assessoria de Imprensa da Walter - 27/10/08

A Walter acaba de lançar no mercado sua primeira fresa disco no conceito XtraTec: a F4253, para fresamento de canais, ranhuras e desbaste lateral. No conceito Xtra.tec as ferramentas apresentam como principais características o alto número de arestas por pastilhas, corte extremamente suave e altas taxas de remoção de material. Além disso, os corpos das ferramentas XtraTec são niquelados, proporcionando maior resistência ao desgaste e à corrosão, além de facilitar o escoamento dos cavacos, reduzindo o desgaste e aumentando sua durabilidade. Estas fresas são equipadas com insertos TigerTec com coberturas exclusivas PVD e CVD para aplicações em aço, ferro fundido, inox e ligas termorresistentes.

Os diâmetros da F4253 vão de 100 a 250mm, com larguras de corte de 12 a 20mm. São montadas com insertos LNHU, pastilhas tangenciais retificadas, extremamente robustas, porém com quebra-cavaco positivo. Essas pastilhas possuem duas diferentes geometrias de corte: a B57, com ângulo de saída de 6º e avanços elevados, indicada principalmente para condições desfavoráveis de usinagem (corte interrompido, por exemplo) e a F57, com ângulo de saída de 16º, apropriada para boas e médias condições de corte, cobrindo a maioria das aplicações.

As vantagens para o usuário se dão pelas altas taxas de remoção de cavacos, com baixo consumo de potência de máquina e grande segurança de processo, além de economia devido ao uso de pastilhas de 4 arestas (2 esquerdas e 2 direitas).

Segundo Sander Gabaldo, especialista de produtos da Walter do Brasil, a F4253 tem uma característica que faz toda a diferença nos processos. “Esta fresa possui uma pequena regulagem axial de 0,05mm para garantir o menor batimento possível, proporcionando alta qualidade superficial da peça usinada e também evitando possíveis lascas nas pastilhas”, explica o especialista. Comparada à linha anterior de fresas disco (fora do conceito XtraTec), a F4253 possibilida um corte mais suave e taxas de avanço até 30% maiores.

Tópicos: