Fabricante de motos Kawasaki inicia operações no Brasil

Fonte: UOL Carros - 14/10/08
Foto: UOL Carros

A fabricante de motos japonesa Kawasaki anunciou nesta sexta-feira (10) o início das operações no país através da sua divisão Consumer Products & Machinery, que responde por 28% das operações globais do grupo marca, para a importação, produção e comercialização de motocicletas, quadriciclos e jetskis. Com a chegada, uma nova fábrica será implantada no pólo industrial de Manaus e uma base operacional em São Paulo.

Com investimento inicial de US$ 40 milhões, a produção local deverá se iniciar nos primeiros meses de 2009, de acordo com projetos submetidos à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). A base operacional de São Paulo iniciará a nomeação gradual da rede de concessionárias e mecânicas autorizadas e planeja cobrir até 2015 todas as grandes cidades brasileiras.

O mercado brasileiro terá os principais modelos das motocicletas Kawasaki, como as superesportivas da linha Ninja, consagradas nas ruas, estradas e pistas, bem como as estradeiras da linha Vulcan e as "verdinhas" da linha motocross, vencedoras em diversas competições mundiais. Serão introduzidas ainda as linhas de quadriciclos e motos aquáticas (jetskis), nas quais a Kawasaki é líder mundial de vendas.

A Kawasaki Motores do Brasil Ltda ficará sob controle acionário da Kawasaki Heavy Industries Ltd, fundada em 1896 no Japão, e integrará o grupo Kawasaki, que atualmente conta com mais de cem empresas no Japão e em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Coréia do Sul e China, entre outros.

História no país

A Kawasaki opera no Brasil desde 1973, como o grupo empresarial Kawasaki Indústria e Comércio Ltda, mas atuando em setores de base, como grandes projetos de siderurgia, energia termoelétrica, robótica industrial, equipamentos marítimos, ferroviários e aeronáuticos.

Os modelos de motos e equipamentos de aventura, por sua vez, chegavam apenas através de importação feita por terceiros.