Bolsas para doutorado, pós-doc e cientista sênior na Alemanha

Fonte: Agecom/UFSC - 03/10/08
Foto: Divulgação

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Centro Alemão Aeroespacial (DLR) estão lançando um novo programa de bolsas para doutorandos, pós-doutorandos e cientistas seniores estrangeiros. O programa DLR-DAAD-Research Fellowships disponibiliza bolsas para estadas de curto e longo prazo em um dos 13 institutos do DLR na Alemanha.

O primeiro edital do programa oferece cerca de 30 oportunidades. O prazo para inscrições encerra-se em 30 de novembro. Algumas vagas são especialmente reservadas para candidatos de países com longa tradição de parceria com o DLR, entre eles o Brasil.

O DLR dedica-se a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas da aeronáutica, pesquisas espaciais, transportes e energia. Como agência espacial da Alemanha, cabe ao DLR o planejamento e a implementação do programa espacial alemão. O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento de 280 milhões de euros e 56 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente.

Para candidatar-se, os interessados brasileiros precisam possuir excelentes conhecimentos de inglês. Terão vantagem aqueles que também tiverem conhecimentos de alemão. Para o doutorado, os candidatos com prioridade serão os com até 32 anos. Os candidatos a pós-doc não devem ter concluído seu doutorado há mais de dois anos. Para cientistas sênior, os requisitos serão sempre definidos conforme cada vaga. Candidatos da área médica deverão ser formados e ter no mínimo sete anos de estudo e prática.

Mais informações pelo site do programa.