Petrobras patrocina trabalho socioambiental

Fonte: Petrobras

Com um trabalho de conscientização inovador, o Instituto Triângulo, de Santo André (SP), tem expandido, cada vez mais, suas ações de responsabilidade socioambiental e de inclusão social. A receita é simples: uma forte rede de comunicação.
Patrocinada pela Petrobras, a entidade colocou nas ruas do ABC agentes para orientar a população quanto ao despejo adequado de resíduos como óleo de cozinha, pilhas e baterias de celulares usados. Em contrapartida, essa megaoperação tem gerado emprego e renda.

Para 2007, a missão é expandir ainda mais o trabalho, mobilizando representantes de empresas, escolas e condomínios residenciais. O patrocínio da Petrobras vem reforçar as novas ações do instituto, que tem realizado palestras em locais com grande concentração de pessoas. O objetivo é que crianças, jovens e adultos apliquem ecologia urbana em seu meio ambiente, ou seja, na sua escola, sua empresa e, é claro, em sua casa.

Equipes treinadas incentivam a todos a adotar uma postura ecologicamente adequada para melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos. Um exemplo é a orientação sobre o óleo de cozinha usado: em vez despejá-lo na pia, o resíduo é armazenado e entregue num posto de coleta na empresa, na escola ou no condomínio residencial que, a partir deste desse encontro, tornam-se parceiros do Instituto Triângulo.

Recolhido, o óleo de cozinha transforma-se em sabão que, depois, é comercializado por R$ 2,50 o pacote. A instituição coleta 5 toneladas do resíduo e fabrica 5 mil pacotes de sabão, mensalmente. A iniciativa também gera emprego e renda. Cerca de 60 pessoas trabalham no Instituto Triângulo.

A maioria é formada por jovens universitários e de cursos técnicos profissionalizantes, que levam para públicos de diferentes idades a mensagem de consumo consciente.

Ecoatividades

Neste ano, as ações do Instituto Triângulo têm sido desenvolvidas em escolas, empresas e condomínios residenciais. Nas instituições de ensino, o conceito de ecologia urbana é transmitido por meio de uma peça teatral, adaptada a faixa etária de cada público. Nas empresas e condomínios, funcionários e moradores recebem orientação e incentivo para participar da rede de educação socioambiental. A entidade acompanha o desenvolvimento dos trabalhos com ações e visitas periódicas nos locais visitados.

Resultados

Com o patrocínio da Petrobras as ações do Instituto Triângulo cresceram significativamente em 2006. Cerca de 60 mil casas em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foram visitadas por agentes socioambientais, com uma média de sete encontros por domicílio. Em 2005, o trabalho foi realizado apenas em Santo André, com uma abragência de 14 mil casas. Naquele ano, cerca de 10 toneladas de óleo e 1,5 tonelada de pilhas e baterias tiveram destinação adequada.

Em 2006, houve a coleta de 48 toneladas de óleo de cozinha e 2,7 toneladas de pilhas usadas. O óleo foi transformado em sabão ecológico e as pilhas encaminhadas à Suzaquim para o reaproveitamento dos componentes em processos de pigmentos para pisos cerâmicos. Mais de 13,7 mil peças de roupas e calçados usados foram doadas ou encaminhadas para bazares beneficentes de Santo André.



Comentários