Dormer e Engenharia da USP São Carlos firmam parceria

Fonte: Assessoria de Imprensa da Dormer - 23/09/08
Foto: Divulgação

A Dormer Tools firmou em 2008 uma parceria através de trabalho técnico com a EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo) sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo Teixeira Coelho* do Departamento de Engenharia de Produção Mecânica da USP.

O objetivo da parceria é desenvolver ferramentas, geometrias e processos que possam ser usados futuramente no mercado metal-mecânico. Para isso, a empresa propõe projetos de pesquisa investigativa buscando resolver problemas reais, cujas soluções, em sua maioria, resultam em importantes inovações. A Dormer patrocina aluno e cede as ferramentas e material necessário para esse desenvolvimento.

A aplicação das teorias estudadas nas salas de aula ao ambiente industrial desperta cada vez mais o interesse dos futuros engenheiros pela busca de soluções inovadoras sempre objetivando maior produtividade, redução de custos e sustentabilidade para o setor metal-mecânico. As inovações trazidas ao setor aumentam a satisfação pessoal e profissional dos envolvidos.

A Dormer vem ampliando o seu foco em profissionalizar e capacitar estudantes de escolas técnicas e universitários, tanto que sua área de treinamento já contabiliza 600 estudantes treinados somente em 2008. Os treinamentos acontecem tanto na planta da Dormer, que conta com auditório para 60 pessoas e centro de treinamento equipado com Máquina CNC assim como nas escolas técnicas e universidades.

Esta parceria entre USP e Dormer será cada vez mais estimulada pelo Laboratório de Otimização de Processos de Fabricação – LOPF, instalado no prédio NUMA/IFM em São Carlos.

As instalações incluem um laboratório com diversas máquinas CNC (3 centros de usinagem, 2 tornos, 1 retificadora cilíndrica e 1 centerless), máquinas convencionais, além de estrutura para reuniões e um anfiteatro para conferências com 72 lugares. Toda essa estrutura é disponibilizada às empresas parceiras como um espaço do setor produtivo dentro da Universidade.

* Engenheiro Mecânico, 1987 e Mestre, 1991, ambos pela EESC-USP, PhD pela The University of Birmingham – Inglaterra (1995), Pós- doutorado pela McMaster University, Canadá (2005). Atualmente Professor Associado no Depto. de Engenharia de Produção Mecânica na EESC-USP, desde 1996 e coordenador do Lab. de Otimização de Processos de Fabricação – LOPF. Pesquisador do NUMA e IFM, desde 1996.

Saiba mais sobre a Dormer no Portal CIMM.