Anpei lança selo para identificar as empresas inovadoras

A Anpei (Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras) lança uma importante iniciativa com a criação do Selo Anpei, que visa reconhecer e identificar para a sociedade as empresas que investem na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil.

Posteriormente, o conceito do Selo Anpei será ampliado e se transformará em uma chancela, uma certificação, que agilizará o acesso a financiamentos públicos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, caso seja reconhecida pelos órgãos de fomento à inovação. Segundo a presidente da Anpei, Maria Angela do Rego Barros, a criação do selo contribui de forma significativa para o desenvolvimento de uma cultura de inovaçãono Brasil, em especial nas empresas.

Segundo a Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada em sua primeira versão em 2003, elevados custos para inovar, baixo crescimento, instabilidade e riscos econômicos excessivos foram os obstáculos à inovação apontados pelas empresas brasileiras. A versão mais recente da Pintec (de 2005) mostra que 32,8 mil empresas inovaram em processos e produtos. No setor industrial, 30.377 empresas anunciaram que fazem inovações, aumento de 8,4% na comparação com os dados obtidos em 2003, quando 28.026 companhias haviam se identificado como inovadoras.

As empresas inovadoras serão identificadas por avaliações conduzidas pela associação, que leva em conta informações sobre suas características gerais, atividade e importância dos esforços para inovar. O Selo Anpei é uma das primeiras iniciativas da nova diretoria da associação, eleita em junho de 2008, que tem a sua gestão focada no apoio a empresas inovadoras.