Starret lança linha Galileo de máquinas de medição ótica

Mecanismos avançados de precisão e medição realizada com auxílio de câmera de vídeo

Foto: Assessoria de Imprensa da Starret - 26/08/08

A Starrett, empresa fabricante de ferramentas e instrumentos de medição, apresenta sua linha de máquinas de medição ótica, ressaltando o sistema de inspeção para vídeo CNC Galileo AV612-5.

O sistema conta com a combinação de mecanismos de precisão, avançado software, medição realizada totalmente com o auxílio de câmera de vídeo e o suporte técnico de qualidade internacional em metrologia da Starrett.

A Galileo AV612-5 é uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) com capacidade de medição de X = 300mm x Y = 200mm x Z = 150mm e recurso de reposicionamento por meio de "rabo de andorinha" para o eixo Z, que possibilita ampliar o conjunto ótico em mais de 150mm. A Galileo também pode ser equipada com sistema de apalpação mecânica por meio do cabeçote Renishaw e sistema de troca rápida de pontas de contato (acessórios) nos casos de medições de sólidos geométricos, onde os recursos de sistema óptico são restritos.

O quarto eixo (rotativo) é um acessório recomendado para medições de peças circulares que possuem detalhes em torno do eixo ou principalmente na medição de batimento das múltiplas arestas de corte em ferramentas rotativas, como uma fresa.

Um diferencial são os sistemas de iluminação: uma diascópica e três episcópicas (superfície) possibilitam medições em superfícies com inclinação de até 75º utilizando o recurso ótico.

Equipado com um software de interface amigável e fácil operação, o Quadra-Chek 5000 da Metronics, possibilita a execução de um programa de medição para múltiplas peças através de um recurso avançado (Grid) sem que seja necessária a troca constante da peça que acabara de ser medida. O Grid que também pode ser angular (para medição de dentes de uma engrenagem) auxilia a medição de peças posicionadas na superfície de trabalho como num tabuleiro de xadrez ou em dispositivos, além de possibilitar a medição em "looping" para uma mesma peça ou característica.

O Software QC5000 da Metronics é completo e vem com todos os módulos para o total desenvolvimento da atividade, desde medição, avaliação de melhor ajuste, programação, até emissão de relatórios.