Especialista francês fala de Gerenciamento de Ruído de Cidades


Evento inédito no Brasil, o First International Journey of Mobility Acoustics apresentará problemas e soluções referentes aos modais Hidro, Aéreo, Rodo e Ferroviário. A palestra Noise Management of Lyon City abrirá o evento. O evento será realizado dias 27 e 28 de agosto, na Escola Politécnica da USP.

Responsável pelo mapeamento do ruído da Grand Lyon (França), a Acoucité - entidade sem fins lucrativos formada por especialistas em
acústica do meio ambiente - dispõe de uma rede de monitoração/medição de ruído que subsidia a cartografia do ruído urbano da cidade.

Este trabalho é elaborado em conformidade à Diretiva Européia, no que tange os ruídos urbanos relacionados aos transportes.

Na palestra Noise Management of Lyon City, Bruno Vicent, diretor da Acoucité, apresentará índices da década de 1990, quando 23% da
população francesa estava exposta a níveis indesejáveis de ruído, sendo que  21% eram provenientes do ruído de rotas rodoviárias, com
discrepâncias geográficas e sociais.

A palestra evidenciará os resultados obtidos nos estudos, apresentando a recente cartografia de ruídos e em diferentes regiões, o plano de trabalho elaborado, a identificação das zonas prioritárias, a avaliação das ações planejadas, bem como as dificuldades encontradas.

Criada em 1986, a Acoucité, por meio de seus especialistas em Acústica e Psicoacústica, tem colaborado no desenvolvimento de novas metodologias, ampliado o intercâmbio e a troca de informações com parceiros europeus difundido o conhecimento técnico e científico, assim como tem participado ativamente do desenvolvimento urbano da cidade de Lyon.

Serviço:

First International Journey of Mobility Acoustics

Data: 27 e 28 de agosto de 2008
Horário: das 8h às 17h
Local: Escola Politécnica da USP - Auditório Francisco Romeu Landi - prédio Administração
Público-alvo: Engenheiros, técnicos e profissionais envolvidos com a área de Acústica e Vibrações.

Inscrições e informações: www.pme.poli.usp.br

Tópicos: