Brats produzirá sua matéria-prima: o pó de aço inox

Com a substituição de importação, o preço de seus produtos reduzirá até 50%

Fotos: Miguel Boyayan

Fundada em 2002, a Brats é uma empresa especializada na produção e conformação de pós-metálicos. Começou produzindo pós de titânio, depois passou a fabricar filtros sinterizados de aços inoxidáveis e, em breve, inovará com a fabricação de pó de aço inox.

Com a parceria da Fapesp, a empresa desenvolveu a tecnologia necessária para a fabricação deste pó, que é a matéria-prima de seus filtros e, por não ter fabricantes nacionais, tem que ser importado dos Estados Unidos e Europa.

Os pós são produzidos a partir de um método conhecido como atomização à água. O primeiro passo é fundir a matéria-prima à base de ferro e, em seguida, escorrer o metal por uma espécie de panela vazada. Com uso de um dispositivo chamado bocal de atomização, o filete líquido é bombardeado por um jato de água de alta pressão, levando à pulverização e à produção do pó.

A Brats conseguirá reduzir consideravelmente o preço de seus produtos com a produção interna do pó de aço inox. Segundo o diretor da empresa, Lúcio Salgado, os preços reduzirão cerca de 50%.

Além de substituir a importação da matéria prima, a Brats também comercializará o pó de aço inox. “Há uma grande procura por parte das empresas e nosso produto sairá com alta qualidade além dos preços vantajosos”, afima Lúcio. Outro diferencial é que a Brats conseguirá fabricar os pós com a granulometria desejada, atendendo as necessidades dos consumidores.

Como parte dos planos de expansão da empresa, a Brats investiu em novas instalações. Construiu uma sede, em Cajamar (SP), com 6 mil m², onde a empresa está instalada desde março de 2007 e os testes de fabricação do pó de aço inox estão sendo realizados.

Segundo Lúcio, a capacidade de produção da fábrica é de 25 toneladas/mês. “Com pequenos ajustes e novos equipamentos esta capacidade dobrará em aproximadamente um ano”, completa.

Filtros sinterizados


Os filtros de aço inoxidável são utilizados como sistema de separação líquido-gás, elementos corta-chama, atenuadores e borbulhadores. Através de ajustes de parâmetros de processo (tamanho de partícula, pressão de compactação e ciclo de sinterização), a Brats produz filtros com propriedades físicas e químicas que atendam às necessidades e especificações do cliente.

Seus principais usuários são as indústrias químicas, petroquímicas, de gases, siderúrgicas, automotivas e mecânicas.

Tópicos: