Ceará está na briga por montadora de automóveis


O Ceará está entre os estados que disputam a instalação de uma montadora de veículos. A unidade, com capacidade para produzir 300 mil carros por ano, seria uma das quatro que a indústria automobilística nacional pretende construir nos próximos anos, em diferentes unidades da federação. O anúncio foi feito ontem à noite, pelo governador Cid Gomes, durante um evento promovido pelo Centro Industrial Cearense (CIC).

Cid não adiantou qual a montadora, o montante dos investimentos envolvidos, nem em que nível estariam nas negociações com o meio empresarial. Mas admitiu que já teria recebido uma comitiva de representantes do setor. O empresário Fernando Cirino, da área de metalurgia, acompanha as sondagens para a conquista do empreendimento.

Assim como fez Cid, Cirino - que assistiu à exposição sobre o andamento de projetos do Governo do Estado - foi orientado pelo próprio governador a não dar detalhes sobre os rumos das conversas com o meio automobilístico. Cid deu a entender que isso poderia atrapalhar as sondagens.

Num balanço que durou cerca de uma hora, o governador expôs as linhas gerais da carteira de investimentos que pretende realizar no Estado nos próximos anos. O destaque foi para a área de infra-estrutura - estradas, energia e água - e questões ligadas ao turismo, como o Pavilhão de Feiras.

Tópicos: