Notícias
A Coopavel Cooperativa Agroindustrial vai investir R$ 144,3 milhões em um amplo projeto de expansão e modernização de suas operações no Paraná. Desse total, R$ 133,2 milhões serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Plano Safra, com recursos do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e do Prodecoop.
O plano contempla a ampliação das unidades de recebimento e armazenagem de grãos nos distritos de Santo Izidoro, em Três Barras, e Nova União, em Céu Azul. A capacidade de estocagem será elevada para 7,6 mil toneladas e 12 mil toneladas, respectivamente, com movimentação diária de 5 mil toneladas em cada unidade.
O investimento também cobre a modernização dos frigoríficos de aves e suínos, a expansão do sistema de captação e tratamento de água e a atualização das estruturas de compostagem de resíduos. Será construída uma nova barragem no Rio Barreiros, com adutora de 2,5 km para abastecimento do Complexo Industrial da Coopavel.
Outro destaque é a instalação de uma nova fábrica de embalagens em Cascavel, onde funcionava o primeiro frigorífico da cooperativa. A planta irá produzir etiquetas, caixas de papelão, sacarias, bags, frascos plásticos e peças flexíveis, com capacidade mensal estimada em até 5,3 milhões de caixas e 1,45 milhão de frascos.
Além disso, a Coopavel irá implantar uma nova linha de produção de ração para peixes, elevando sua capacidade total de 630 mil para 690 mil toneladas por ano.
No campo da sustentabilidade, o projeto inclui a ampliação da unidade de compostagem em 1.200 m² e a criação de um centro de triagem para os resíduos sólidos gerados durante o Show Rural Coopavel, que em 2024 contabilizou mais de 240 toneladas de resíduos.
Continua depois da publicidade |
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio à Coopavel está alinhado à estratégia de fortalecer uma agroindústria mais “produtiva, sustentável e inovadora”. Para o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, o projeto representa um avanço em competitividade, geração de novos produtos e melhoria na renda dos produtores rurais associados.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa