Empresas mostram novidades para o setor de moldes e matrizes

As novas tecnologias foram apresentadas pela Adept Systems, ARWI e SKA

Fotos: SKA e Sandvik

No dia 03 de julho, engenheiros, projetistas e fabricantes de moldes e matrizes da serra gaúcha puderam conferir as melhores tecnologias em CAD e CAM, Ferramentas para Usinagem e Gerenciamento de Ferramentas voltadas para este segmento.

Com o tema Moldes e Matrizes: Superando desafios de produção, o evento foi organizado pelas empresas Adept Systems, ARWI e SKA. Realizado em Caxias do Sul, na ARWI, contou com a participação de mais de 70 profissionais de empresas do setor.

Carlos Ambrosi, da SKA, apresentou as vantagens do software para modelação 3D IMOLD para Solidworks. O produto possibilita a execução de projetos complexos com rapidez e, com ferramentas automáticas e interativas, é possível definir as linhas de partição do molde - como o macho e a cavidade - além de desenvolver com agilidade gavetas, mandíbulas, insertos etc.

“Com apenas alguns cliques no mouse, os projetistas podem analisar a extração do  molde checando ângulos, identificando problemas e modificando a posição da cavidade”, explica Carlos.

A SKA também apresentou o Edgecam, software para programação CNC que oferece solução completa para fabricantes de moldes e matrizes que precisam gerar caminhos de ferramenta para usinagens com superfícies complexas.

“Independente da complexidade do modelo, os ciclos de usinagem avançada do Edgecam oferecem controle de caminho de ferramenta otimizado, redução nos ciclos e ganho em eficiência”, afirma Carlos. Estas características reduzem o tempo de programação permitindo usinagens mais seguras, inclusive com simulação completa da máquina.

O engenheiro da Adept Systems, Adir Zonta, falou da importância do Gerenciamento de Ferramentas e apresentou o produto da empresa, o TDM. “Este software permite a fácil administração de informações técnicas e logísticas, integrando o planejamento de processo ao chão da fábrica”, afirma.

Os participantes do evento também puderam conferir a linha de ferramentas de usinagem voltada para o setor da marca Sandvik. As ferramentas foram apresentadas pelo engenheiro Felipe Fauri, da empresa ARWI.

Tales Fachini, da empresa de soldagem Sumig, esteve no evento e diz que todas as empresas mostraram novidades que chamaram a atenção. Ele destaca que muitas das informações sobre as ferramentas Sandvik foram inéditas, pois não estão nos catálogos da empresa.

“Foi impressionante a demonstração do Coromill 790 - para acabamentos de parede com largura menor e profundidades maiores - usinando 8mm na profundidade por passada em vez dos usuais 0,5mm, com o acabamento verificado em cerca de 0,02mm”, completa.

      

     
Saiba mais sobre:
Adept Systems no portal CIMM.
   

Saiba mais sobre:
ARWI no portal CIMM.
   
Saiba mais sobre:
SKA no portal CIMM.


Tópicos: