Walter lança classe WSM30 para aços inoxidáveis

   
Preocupada em oferecer o melhor custo-benefício para o cliente a Walter lança a WSM30, classe para aços inoxidáveis com rendimento 30% maior que a respeitada WAM20.

Mesmo sendo benchmarking na usinagem de aços inoxidáveis, com a exclusiva tecnologia WAM (cobertura a base de HfN, ou Nitreto de Háfnio) a Walter não abandonou os estudos para melhorar a performance de seus produtos na usinagem deste tipo de material.

Na busca por uma aresta mais viva e maior resistência ao desgaste, a Walter se deparou com a necessidade de desenvolver um processo de cobertura PVD, em Al2O3 (Óxido de Alumínio). O processo já havia sido tentado por outras empresas, mas sem sucesso. Após uma série de estudos e testes, na EMO 2005 a Walter apresentou a tecnologia ao mercado, em classes para fresamento (WSM35 e WSP45). A iniciativa foi premiada em 2006, na Europa, pelo MetalWorking Production, na categoria “Inovação Tecnológica”.

Em 2008 foi a vez introduzir e apresentar ao mercado a tecnologia na linha de produtos de  torneamento.

Estabilidade e confiabilidade na usinagem de aços inoxidáveis. Estes são os resultados que a WSM30 vêm apresentando nos testes de campo, sendo observado uma drástica redução na tendência a lascamento e deformação plástica do inserto, presentes na usinagem de aços inoxidáveis.

“Dentre as principais características do produto destacam-se a aresta viva, a alta resistência ao desgaste e menor tendência de formação de rebarbas” explica Sérgio Abreu, especialista em torneamento da Walter. “A tenacidade é outra característica que surpreende nesta classe, pois suporta situações de corte interrompido bem mais severas que a antiga WAM”, completa Sérgio. 

Sobre a classe WAM

A classe WAM foi desenvolvida em 2003 e o diferencial tecnológico é uma cóbertura a base de HfN (Nitreto de Háfnio).Esta cobertura é também uma exclusividade da Walter.

A WAM teve uma aceitação muito grande no mercado de aços inoxidáveis em virtude do desempenho muito superior em relação ao TiN (Nitreto de Titânio).

Saiba mais sobre a Walter do Brasil no portal CIMM. Clique aqui.

Tópicos: