Sinafer e Senai criam programa para aumentar a segurança na indústria


O Sinafer (Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral no Estado de São Paulo), em parceria com o Senai-SP, criou o Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares voltado para as indústrias associadas à entidade.

A iniciativa tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de ações e oferecer orientação sobre procedimentos que devem ser adotados na implementação da NR 12 – Norma Regulamentadora de Máquinas e Equipamentos (PPRPS). Através desse programa, as empresas interessadas poderão agendar visitas de técnicos especializados para fazer um diagnóstico em unidades industriais, realizar reuniões periódicas com grupos de trabalho e esclarecer dúvidas.

“Trata-se, na verdade, de mais um instrumento oferecido pelo Sinafer para que as indústrias dos setores de ferramentas, usinagem, metal duro e ferramentas de corte e utilidades possam melhorar as condições de trabalho nas plantas fabris reforçando, com isso, os cuidados com a segurança e com a saúde dos trabalhadores”, salienta José Duílio Justi, presidente da entidade.

A iniciativa visa mostrar a importância dessas questões, na medida em que são formas preventivas e efetivas de propiciar aos profissionais maior confiabilidade para a execução das suas funções, o que indiretamente contribui para o aumento da produtividade.

A adesão ao programa é aberta e gratuita a todos os associados do Sinafer. O programa oferece, ainda, uma série de palestras orientativas que podem ser realizadas nas unidades industriais das empresas participantes.