Bolsas para estudantes estrangeiros no Brasil


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG).

O programa permite a professores universitários, pesquisadores e profissionais de outros países a realização de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. Só serão aceitos estudantes de países que mantêm com o Brasil o Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

Além da bolsa de mestrado ou doutorado com início em 2009, o programa oferece benefícios como a concessão do retorno ao país de origem para o bolsista que comprovadamente concluir o curso, a orientação acadêmica especial por parte das coordenações dos cursos de pós-graduação e assistência médica, odontológica e farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os candidatos à bolsa não podem ter visto permanente no Brasil e devem ter obtido o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), se for proveniente de país não-lusófono.

O PEC-PG é administrado em conjunto pelo CNPq, pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações: www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/pec_pg.html