Voith Turbo amplia vendas para usinas de açúcar e álcool

Foto: Voith Turbo

Nos cinco primeiros meses deste ano, a Voith Turbo vendeu 200 acoplamentos de segurança Safeset para usinas de açúcar e álcool no Brasil. O resultado já representa 50% do total de equipamentos comercializados em 2007. A expectativa da empresa é fechar o ano com 700 unidades vendidas, 75% acima do resultado do ano anterior.

“Há três anos, iniciamos as vendas dos acoplamentos Safeset em parceria com a empresa TGM, que os utiliza nos redutores de velocidade dos acionamentos das moendas de cana-de-açúcar. Hoje, o negócio já representa 15% do faturamento da nossa divisão”, explica Jorge Jappur, gerente da Divisão Industrial da Voith Turbo.

O impulso nas vendas desses equipamentos deve-se a forte expansão da demanda por biocombustíveis no mercado interno e pelas perspectivas de crescimento nas exportações. Segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a colheita de cana-de-açúcar de 2008 deve ser entre 8,8% e 13,1% acima da do ano passado. Outro dado vem da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que afirma que o crescimento do setor será impulsionado pelas 29 usinas que entrarão em funcionamento no Centro-Sul do país ainda este ano.

A função dos acoplamentos de segurança Safeset é evitar danos a outros equipamentos e reduzir o tempo de parada na ocorrência de sobrecargas na operação. Instalado entre os eixos cardan e os redutores de velocidade dos acionamentos das moendas, os acoplamentos de segurança entram em ação se o torque da operação exceder o limite máximo determinado pela pressão hidráulica selecionada, que gera uma específica carga de fricção entre as partes. Nestas ocorrências, o dispositivo de segurança do Safeset é liberado, reduzindo instantaneamente a pressão do óleo e interrompendo a conexão.

Voith Turbo

A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval, a Voith Turbo emprega mundialmente mais de 4.941 colaboradores e faturou € 1 bilhão no ano fiscal 2006/2007.