Workshop sobre inovações dos materiais magnéticos

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reunir fabricantes e usuários de materiais magnéticos para discutir o presente e o futuro dessas aplicações, a ABM realiza no dia 2 de julho, o 1º Workshop sobre Inovações nos Materiais Magnéticos para a Indústria Automobilística Atual e as Perspectivas dos Carros Híbridos.

Os materiais magnéticos são utilizados na fabricação de vários acessórios dos automóveis, como motor de partida, limpador de pára-brisa, refrigeração, vidro elétrico, bicos de injeção e nos sensores de posição que dão velocidade ao veículo.

Segundo o engenheiro de desenvolvimento da Höganäs Brasil, Henrique Lopes, integrante da comissão organizadora do workshop, a idéia é apresentar ao mercado os novos tipos de materiais que estão sendo fabricados que propiciam maior desempenho, redução de peso e de custo nos veículos, além de identificar as expectativas junto aos clientes para poder melhor atendê-lo.

A forte tendência nos Estados Unidos, Europa e Japão dos carros híbridos, movidos a combustível e energia elétrica, também será tema do workshop. “A Toyota e a GM fabricam esses veículos, que trazem vantagens para o meio ambiente, pois emitem menos poluição. No trânsito urbano, quem funciona é o motor elétrico e, na estrada, o combustível”, explica o engenheiro.

O evento é voltado para o público técnico e gerencial das empresas usuárias de materiais magnéticos (montadoras, fabricantes de autopeças, fabricantes de motores elétricos e sistemistas), das empresas produtoras desses materiais (fabricantes de imãs, aços elétricos e ligas especiais), bem como aos professores e pesquisadores das áreas de engenharia elétrica, mecânica, materiais e metalurgia, entre outros.

Fazem parte da comissão organizadora o professor Fernando Landgraf (coordenador), Paulo Ricardo Coelho de Andrade (ArcelorMittal Inox Brasil) e Salvador Castrignano (Ugimag).

Informações adicionais com Mônica e Rosangela. Telefone: (11) 5534-4333, ramais 133 e 118.

Tópicos: