Vale negocia construir pelotizadoras com chineses, diz jornal


A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, está em negociações com siderúrgicas chinesas para a construção de pelotizadoras com uma capacidade anual de 2,5 a 5 milhões de toneladas, afirmou no sábado o jornal South China Morning Post. Citando Michael Zhu, presidente da Vale China, o jornal afirmou que a empresa brasileira também estaria negociando com seus clientes um investimento conjunto em navios para o transporte do minério de ferro.

Zhu não especificou qual seria o acordo e o tamanho do investimento. A Vale possui 25 por cento de uma fábrica em Zhuhai no sul da província de Gaungdong, que inaugurou em janeiro. A Zhuhai Yueyufeng Iron and Steel Co Ltd e a Pioneer Iron & Steel Group possuem 40 e 35 por cento, respectivamente.

O jornal disse que a fábrica de Zhuhai considera a possibilidade de expandir sua capacidade em 2 milhões de toneladas dos atuais 1,2 milhão de toneladas. Em janeiro, a Shanghai Securities News afirmou que a Vale construiria um total de seis pelotizadoras na China, com capacidade combinada de 10 milhões de toneladas.