Soluções de automação e sistemas didáticos no estande da Festo

A empresa investe em aplicações de ensino com o departamento Didactic

Fotos: Portal CIMM

Quem visitou o estande da Festo na Mecânica 2008, pôde conferir 20 novas séries de produtos, entre peças, máquinas e pacotes de soluções para automação. Pôde conhecer também como funciona o Didactic, o departamento que é um dos grandes destaques da empresa. Implantado no Brasil em 1974, o Didactic tem três focos: sistema de ensino, treinamento e consultoria.

O primeiro deles consiste na produção de sistemas didáticos, com componentes da Festo, projetados de acordo com uma engenharia de ensino específica. Bancadas, plantas de sistemas de produção e robôs móveis estão entre os produtos desenvolvidos especialmente para aplicação didática.

"É difícil encontrar empresas que desenvolvem sistemas de ensino, a Festo faz. Adaptamos peças industriais para que sejam aplicadas didaticamente", afirma Igor Cordeiro, engenheiro da área de treinamento e consultoria da empresa.

O Senai é hoje o maior cliente da Didactic. Além dele, universidades e escolas técnicas também procuram os sistemas desenvolvidos pelo departamento. "A grande vantagem é que o aluno que tem acesso aos nossos sistemas já sai pronto para atuar na indústria", completa Cordeiro.

O outro foco da Didactic também está dentro da área educacional. Pensando no aperfeiçoamento técnico de quem utiliza equipamentos Festo, o departamento oferece uma série de treinamentos que vão desde cursos básicos de automação, de tecnologias específicas até pacotes completos com planejamento e controle de redes.

Nesses 34 anos no país, o departamento já treinou cerca de 120 mil pessoas."O aumento da produção vem a partir de incrementos tecnológicos e também da preparação das pessoas. O diferencial da Festo é que damos importância à capacitação e qualificação pessoal. O conteúdo de nossos cursos é padronizado e reconhecido mundialmente, ", acrescenta Cordeiro.

Os cursos são oferecidos para clientes, que já utilizam produtos Festo, mas também estão disponíveis para aquelas que se interessam em conhecer melhor as tecnologias desenvolvidas pela empresa. Segundo Cordeiro, os cursos podem ser realizados na sede do cliente, pois a Festo possui uma equipe específica para ministrá-los, composta por engenheiros de 75 áreas distintas e instrutores técnicos que desenvolvem os treinamentos.

O terceiro foco da Didactic é a consultoria de empresas, que começou no Brasil há dois anos. Segundo Cordeiro, aquelas já clientes da Festo solicitam o serviço. "É importante que a gente conheça a empresa e ela a nós. Assim, com uma equipe especializada, podemos oferecer resultados e apresentar soluções para cada uma delas", explica.

Feira da Mecânica

Alguns dos grandes destaques da Festo no evento foram:

- Robotino: robô inteligente da Festo, que integra tecnologias de acionamento elétrico, cinemática, sensores, processamento de imagens e técnicas de programação. Durante a feira, o Robotino fez demonstrações de suas funções em uma arena montada no estande.

Robotino

- Simulador de corrida X6: consegue simular precisamente os movimentos de um carro de Fórmula 1. É composto por uma cadeira automatizada por processos de pneumática e por um software que comanda os movimentos.

- SBOC-M/SBOI-M:
novo sistema de câmeras com capacidade de análise que vai de 185 a 2000 imagens por segundo. Possibilita um estudo detalhado de todos os processos das máquinas instaladas nas linhas de produção, reduzindo as margens de erro e trazendo resoluções rápidas aos problemas que surgem.

- HSP High-Speed Pick & Place: módulo de manipulação que combina a movimentação horizontal com aplicações de força vertical, aumentando a produção em 100 peças por minuto e diminuindo em 20% o tempo de operação. É capaz de automatizar sistemas peculiares de indústrias que demandem precisão e rapidez na produção.

Mais informações sobre a Festo aqui, no Portal CIMM.

Tópicos: