Jovens ambientalistas podem ser premiados com viagem

Figura: Divulgação

Realizado pelo PNUMA-ONU e Bayer, o mais importante concurso internacional de meio ambiente para jovens brasileiros, abriu inscrições para 2008 e vai selecionar 4 vencedores

Estudantes de todo o Brasil, com projetos ou estudos na área de meio ambiente, podem se inscrever pelo site http://www.byee.com.br até o dia 20 de agosto na quinta edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, uma parceria mundial entre a Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Agência USP de Inovação da Universidade de São Paulo e da Universia, uma rede que envolve 250 universidades no Brasil. Os autores dos quatro melhores trabalhos ganharão uma viagem para a Alemanha na primeira semana de novembro.

"O programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais tem se mostrado de grande importância para a inserção dos jovens como importantes atores dos processos ambientais internacionais. A Bayer foi a primeira empresa global a engajar-se na implementação da estratégia de juventude e ambiente do PNUMA", disse Cristina Montenegro. Já o Dr. Horstfried Laepple acredita que "além do incentivo à produção científica e ao protagonismo juvenil, este programa permite que jovens brasileiros compartilhem experiências com jovens de vários países no encontro da Alemanha, o que ajuda a desenvolver a sensibilidade para o reconhecimento da diversidade cultural".

Podem participar do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais jovens entre 18 e 25 anos, autores de estudos ou projetos de caráter ambiental e interesse social que representem uma efetiva contribuição na busca do desenvolvimento sustentável de base local, realizados em qualquer ponto do território nacional, que estejam regularmente matriculados em curso de segundo grau ou universitário reconhecido pelo MEC e que tenham fluência na língua inglesa. Os estudos e projetos serão avaliados por uma Comissão Julgadora de alto nível, que contará com a compilação e tabulação dos dados da auditoria independente PricewaterhouseCoopers.

A Edição 2008 do Programa foi lançada no dia 28 de abril no Museu de Arte Contemporânea (MAC) na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, com a presença do Dr. Horstfried Laepple, presidente da Bayer S.A. e porta-voz do Grupo Bayer no Brasil, da Sra. Cristina Montenegro, coordenadora do PNUMA no Brasil, e do Prof. Dr. Oswaldo Massambani, diretor da Agência USP de Inovação; além de dirigentes de empresas, organizações não-governamentais e órgãos ambientais.

Como se inscrever


As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto de 2008, pelo site http://www.byee.com.br. Os resultados serão divulgados na segunda semana de setembro e os estudantes selecionados viajarão à Alemanha na primeira semana de novembro, com todas as despesas pagas pela Bayer S.A., quando apresentarão seus projetos e participarão de visitas técnicas às instalações da Empresa.

A cada ano, quatro estudantes brasileiros com projetos ou estudos ambientais são selecionados para representarem o Brasil em um encontro internacional de jovens embaixadores ambientais, na Alemanha, do qual participam os jovens vencedores de 17 países.

Este ano, a viagem está programada para o início de novembro. A programação começa em Colônia e Leverkusen no dia 2 de novembro, com visitas às instalações ambientais da Bayer, além de outras empresas e ações do Governo no âmbito de meio ambiente. Eles também apresentam seus projetos para jovens de 17 países de todo o mundo, quando têm a chance de discutir as diferenças entre as questões ambientais dos países e encontrar soluções para problemas comuns. Os quatro brasileiros escolhidos ainda visitam o Ministério do Meio Ambiente alemão, universidades e museus científicos em Berlim, e depois retornam ao Brasil, no dia 13 de novembro.

A parceria com a ONU foi estabelecida em 2004 e o Programa teve sua primeira edição no Brasil em 2004. Realizado mundialmente pela Bayer desde 1998, o programa já premiou mais de 350 jovens de 17 países da Ásia, América Latina, África e Europa – 16 deles do Brasil.

Mais informações:
Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais
Secretaria Executiva
Contato: Rogério Ruschel – Tel. (0xx11) 4702-9006
byee.bayer.[email protected]