Metalfrio inova em tecnologias para proteger o meio ambiente


A Metalfrio Solutions, multinacional de origem brasileira e um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de refrigeração comercial do tipo plug-in, investe fortemente em inovação e tecnologia para ampliar suas vantagens competitivas no Brasil e no exterior. Além de melhorar o desempenho dos equipamentos, a Metalfrio tem entre suas prioridades a proteção do meio ambiente, principalmente em relação à economia de energia e à proteção do meio ambiente.

Uma das patentes da empresa é o Sistema de Telemetria que monitora o funcionamento do freezer para detectar falhas precocemente. O sistema foi desenvolvido para evitar que o freezer fique indisponível no ponto de venda, prejudicando a comercialização do produto exposto, e impedir que cargas perecíveis de alto valor sejam perdidas pela falta de refrigeração. Em caso de anormalidade no freezer, um dispositivo eletrônico analisa as alterações e envia uma mensagem de erro para uma central de controle, alertando a assistência técnica antes mesmo que o usuário do freezer perceba a falha.

O sistema de telemetria da Metalfrio permite detectar rapidamente os defeitos, acionar o serviço de assistência técnica e emitir um relatório dos eventos ocorridos. Além disso, assegura que os produtos estejam sempre na temperatura ideal de consumo e conservação, proporciona um melhor atendimento aos pontos de venda, reduz os custos de indenização pagas por cargas perdidas e ainda funciona para localizar os equipamentos, aumentando a segurança.

Micromotor Inteligente


Outra inovação da Metalfrio é o micromotor inteligente, sistema desenvolvido para controlar o funcionamento do ventilador de resfriamento do condensador. Um sensor de temperatura, colocado no condensador do sistema de refrigeração, emite um sinal para uma placa eletrônica, que aciona o ventilador somente quando o condensador atinge determinada temperatura. Com isso, o micromotor só é acionado quando necessário, reduzindo seu tempo de funcionamento, permitindo economia de energia.

Iluminação por Led


A Metalfrio também inova no desenvolvimento de um novo sistema de iluminação com LEDs (Diodo Emissor de Luz) para seus refrigeradores e freezers, em substituição às lâmpadas fluorescentes. A iluminação por LEDs, além de permitir maior vivacidade das cores dos produtos armazenados no refrigerador, proporciona considerável economia de energia e aumento da vida útil da iluminação. A vida útil de uma lâmpada fluorescente é de aproximadamente 10 meses e a do LED, de seis anos.

Pioneirismo em responsabilidade ambiental

"O respeito ao meio ambiente sempre foi uma das prioridades da Metalfrio Solutions. A conduta da companhia envolve a aplicação de todas as medidas necessárias para prevenir danos ao meio ambiente, incluindo uma avaliação prévia dos efeitos potenciais, ainda no estágio inicial de planejamento de produtos e processos. A empresa considera uma tarefa contínua de gerenciamento o cultivo e a promoção do senso de responsabilidade pela preservação ambiental, tanto entre os colaboradores quanto entre os parceiros contratados", afirma Luiz Eduardo Moreira Caio, presidente da Metalfrio.

Já em 1970, a Metalfrio foi a primeira empresa do setor a substituir a lã de vidro pela espuma de poliuretano como isolante térmico. Isto permitiu uma redução de cerca de 50% no consumo de energia.

Em 1998, a Metalfrio investiu para eliminar totalmente de seus produtos e instalações os CFCs (gases que destroem a camada de ozônio), fazendo de sua fábrica localizada na cidade de São Paulo a primeira totalmente ecológica da América Latina. Em 2000, eliminou o setor de pintura com a utilização de chapas pré-pintadas. Essa mudança extinguiu todos os processos de limpeza das chapas feitos à base de componentes ácidos e tóxicos, reduzindo a emissão de poluentes e o consumo de água e energia elétrica. Em 2001, a Metalfrio foi a primeira a introduzir no mercado os refrigeradores "Economizer", que proporcionam economia de energia ao usuário.

Todo o lixo gerado nas fábricas é devidamente separado e classificado em perigosos e não-perigosos, por meio de um processo certificado pelo Cadre, emitido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo. Os mesmos procedimentos são adotados nas fábricas do exterior.

A coleta seletiva, que destina grande parte dos resíduos industriais para a reciclagem, também é aplicada na empresa. Em 2006, por exemplo, foram coletadas mais de 250 toneladas de material reciclável. Além disso, a Metalfrio usa o gás agente expansor (cicloisopentano) e o gás refrigerante HFC 134ª, que não prejudicam a camada de ozônio e não contribuem para o aquecimento global.

Tópicos: