Brasil sedia Congresso Mundial de Engenheiros

Evento ocorre pela primeira vez no continente americano e pretende reunir mais de cinco mil profissionais

Imagens: Divulgação

Pela primeira vez no continente americano, a terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC – World Engineers` Convention) – que já passou pela Alemanha e pela China – pretende reunir mais de cinco mil engenheiros de todo o mundo na capital brasileira, Brasília, entre 2 e 6 de dezembro de 2008.

A WEC é conhecido como o maior evento da área de engenharia em nível mundial. Durante a 3ª edição do congresso, profissionais e estudantes dos cinco continentes participarão de debates, fóruns, palestras, visitas técnicas e atividades culturais, todos norteados pelas discussões atuais de meio ambiente e engenharia sustentável.

Consolidar a WEC como um evento importante para os debates da atualidade mundial é o desafio proposto pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), a Febrae (Federação Brasileira de Associação de Engenheiros) e a WFEO/FMOI (Fédération Internationale des Organisations d’Ingénieurs), responsáveis pela realização do congresso.

Atenção:
As incrições ainda não estão abertas, mas os interessados podem acessar aqui e se cadastrarem para ser notificados no momento da abertura.

Histórico

Em 1999, após anos de discussões, a direção da WFEO/FMOI decidiu promover encontros periódicos entre os engenheiros do mundo. Considerou-se que os profissionais do setor poderiam contribuir para a busca de um desenvolvimento tecnológico com menos desequilíbrio entre as construções humanas e a natureza.

Desde então, determinou-se que de quatro em quatro anos seriam organizados os congressos mundiais, sob a supervisão da WFEO/FMOI e organizada por associações afiliadas dos países escolhidos como sede.

Edições Anteriores

Hannover, Alemanha – 2000

As preocupações iniciais da WFEO/FMOI estão estampadas no tema da primeira WEC: Humanidade – Natureza – Tecnologia. As discussões trataram principalmente da necessidade de qualificação dos futuros engenheiros para se enfrentar de forma efetiva os desafios impostos pelo rápido crescimento da população mundial, a escassez de recursos naturais e o crescimento da globalização. Uma grande vitória da primeira WEC foi o reconhecimento consolidado na publicação pela Unesco de um relatório sobre o evento. Esse documento foi a primeira publicação da série Relatório Mundial sobre Engenharia e Tecnologia.

Xangai, China – 2004

Em novembro de 2004, as mais de três mil pessoas de 70 países diferentes que participaram do WEC em Xangai mostravam que o evento já se tornara um acontecimento de renome.

Apesar de o título Engenheiros dão forma ao futuro sustentável enfatizar a importância dos engenheiros, o encontro foi marcado pela participação de profissionais de outras áreas do conhecimento, o que enriqueceu o debate, ampliando o alcance dos temas apresentados. A realização do Fórum da Mulher - com o tema: Avanço das mulheres no local de trabalho: melhoras práticas corporativas - contou com mais de 500 participantes e também contribuiu para diversificar as discussões na segunda edição da WEC.

O Brasil foi destaque em Xangai com uma das maiores delegações do evento. Ao final, os presidentes do Confea e da Febrae fizeram o convite oficial para o WEC 2008 no Brasil.

Conheça onde será realizada a WEC 2008


Entre todas as cidades erguidas no século XX, Brasília foi única a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Saiba Mais aqui.

 

Mais informações sobre o Congresso Mundial de Engenheiros pelo site www.wec2008.org.br.