Inmetro credencia Ufsc para avaliar eletro-eletrônico


O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) acreditou no início desse ano um laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina para avaliar equipamentos eletro-eletrônicos do ponto de vista da compatibilidade eletromagnética. Com o credenciamento o MagLab, Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética, ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica (EEL), se torna o único em Santa Catarina capacitado para realização de testes em uma área que vem ganhando importância com o avanço tecnológico e a proliferação de equipamentos eletro-eletrônicos.

O exemplo clássico da interferência eletromagnética é o "ruído" do liquidificador na televisão. Nesse caso a interferência eletromagnética provoca somente o desconforto auditivo e visual da imagem. Mas pode ter conseqüências bem mais graves no caso de equipamentos industriais ou hospitalares. A acreditação do laboratório da UFSC vai colaborar tanto com a verificação da conformidade de equipamentos quanto com seu desenvolvimento mais adequado.

Qualidade da gestão e técnica

O laboratório está capacitado para as análises pois durante cinco anos trabalhou na iImplantação de um Sistema de Qualidade da Gestão e Técnica, seguindo a norma ISO/IEC 17025. A norma estabelece um padrão internacional para atestar a competência dos laboratórios para realizarem ensaios e calibrações – por este motivo seus passos garantem a verificação da qualidade de um determinado produto.

Segundo o coordenador do laboratório, o professor Adroaldo Raizer, a acreditação foi possível devido à parceria entre a UFSC, Instituto Euvaldo Lodi e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), por meio do projeto Plataforma de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (Platic). Contou com financiamento da Finep e Fapesc.

A meta inicial era atender a indústria local, já que Santa Catarina tem importantes fabricantes do setor eletro-eletrônico. Agora, com a acreditação, o Maglab vai garantir que os produtos recebam certificados e atendam exigências mundiais em relação à qualidade técnica.

"Os equipamentos vão receber um selo de qualidade e esta avaliação que fazemos na UFSC será reconhecida no mundo inteiro, garantindo a entrada do produto no mercado internacional", destaca Raizer. Segundo ele, o Maglab é o único laboratório brasileiro ligado a uma universidade acreditado para testes na área de compatibilidade eletromagnética em um dos únicos do mundo.

Para o Presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Alexandre D`Avila da Cunha, a conquista da acreditação dará maior agilidade à indústria catarinense.

"Antes nós realizávamos os ensaios no MagLab, mas o laudo ainda não era certificado, então tínhamos que enviar nossos produtos para um laboratório fora do Estado que pudesse certificá-los. Com a acreditação do Inmetro todo o procedimento é realizado aqui em Santa Catarina, o que nos dá agilidade e contensão de gastos, além da importância agregada à estrutura laboratorial catarinense, que a partir de hoje pode certificar produtos para serem vendidos até mesmo no exterior."

Saiba Mais:

Alguns testes realizados pelo MagLab:

- Avaliação da emissão eletromagnética radiada e conduzida em equipamentos eletro-eletrônicos.

- Avaliação da imunidade a surtos de tensão, transientes elétricos, descargas eletrostáticas, campos rádio-freqüência em equipamentos eletro-eletrônicos.

- Avaliação de campos elétricos e magnéticos (ambientes de trabalho, monitores de vídeo, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de telefonia);

- Monitoramento de radiação eletromagnética (estações rádio-rase, telefonia celular, rádios, TV’s e sistemas de comunicação em geral);

- Medições de campos elétricos e magnéticos (linhas de transmissão, subestações de energia elétrica);

- Equipamentos de microondas para sistemas industriais (aquecimento, esterilização etc.).

- Análise de qualidade de energia elétrica (distorção harmônica, fator de potência, flexões e ondulações, transitórios, sub e
sobretensões, desvios de freqüência);

Mais informações na UFSC, com o professor Adroaldo Raizer, e-mail: [email protected].