Organização da F+M+U avalia resultados do evento

Foto: Divulgação

A Markt Events  –  Feiras de Negócios, informa alguns resultados referentes à 4ª Feira e Congresso de Ferramentaria, Modelação e Usinagem, a F+M+U 2008.   
 
182 expositores, 249 empresas apresentaram suas marcas, produtos e serviços. 23.251 visitantes, entre empresários, profissionais da área, compradores,fornecedores, prestadores de serviços e estudantes, prestigiaram a feira e disseram que saíram muito satisfeitos com o conhecimento que adquiriram e os negócios que fecharam e prospectaram.

Além de Joinville, vieram de diversas outras cidades catarinenses e estados brasileiros, tais como: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Tocantins,  Maranhão,  Distrito Federal e também de outros países, como: Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Espanha, China e Japão.
 
Um ponto bastante positivo, destacado por diversos expositores, foi a “qualidade” do público que freqüentou a F+M+U 2008. Consagrando mais uma vez a cidade como o segundo maior pólo de Ferramentaria, Modelação e Usinagem do país, diversos empresários e tomadores de decisão de grandes empresas nacionais e multinacionais realmente aproveitaram a oportunidade para fechar negócios neste que se destacou como um evento extremamente positivo para o segmento.  
 
Diversos lançamentos foram apresentados. Empresas que nunca haviam participado de feiras fora de São Paulo vieram à F+M+U 2008 e ficaram surpresos com a força desta economia na região sul do país e com a qualificação dos visitantes.
 
Além dos negócios fechados no ambiente da feira, que envolveram alguns milhões de reais, certamente inúmeros outros tiveram início no pavilhão e têm continuidade por um longo período após o término do evento.
 
A grande maioria dos expositores nos apresentou um feedback bastante otimista e, prova disso, foram diversas empresas que já reservaram e ampliaram seus espaços para a próxima edição do evento, que acontecerá entre 16 e 19 de março de 2010.
 
Eventos paralelos com destaques internacionais
 
Paralelo à  feira, aconteceu o 4º Seminário de Soluções e Tecnologia, organizado em parceria com o Senai – Joinville. Com o tema “Tendências Tecnológicas no Setor de Ferramentaria, Modelação e Máquinas”  a palestra ministrada pelo professor da Universidade de  Aveiro, em Portugal, Gil Cabral foi o destaque internacional do seminário. Outros profissionais de renome, que atuam em empresas como: Mercedes Benz do Brasil, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também apresentaram em suas palestras diversos temas de grande interesse para o público presente. Além de conhecer experiências de sucesso, os participantes tiveram a oportunidade de interagir e tirar dúvidas.

Outro evento que aconteceu em paralelo à F+M+U 2008 foi o Seminário Internacional de Usinagem e Ferramentaria, organizado pelo Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da ACIJ. O evento apresentou o palestrante Per Noedvall, engenheiro da empresa Kaller, da Suécia. O tema abordado foi Development & Aplication Support, com tradução simultânea.  
 
Entre as empresas que enviaram seus profissionais para visita à F+M+U  2008, destacamos: Máquinas Omil, Busscar, Vega do Sul, Embraco, Ciser, Wetzel, Weg, Gestamp, Tupy, Duas Rodas, Whirlpool, Tigre, Clark, Zanotti, Kavo  do Brasil, Bosh, Simoldes, Malwee, Tuper,  Marcegaglia, Met. Fey, Menegotti, Cebrace, Eletrolux, Aethra, Met. Riosulense, Arno, Kuka Roboter, Amanco, ZM, Condor, Dânica, Schulz, Vallorec, Rudolph, Mitsubishi, Rexroth, Docol, Fanuc, Sorocabana, Britânia, Açotubo, Denso, Cascadura, Agostahl, Seikon, Scania, Belga, Siemens,  Seibt, Trumpf, Intelbrás, Fiat, Irmãos Fischer, Tramontina, Saint-Gobain, Clarus, FBA, Eberle, Zen, Belgo, Corema, CSN, Eletroaço Altona, Faurécia, Astra, Tecmes, ZM, Taurus, Sew, Mazda, Volkswagen, Gerdau, Pirelli, Petrobrás, CBA, Dana, Marcopolo, Radial, Klabin, Karmann Guia, Black & Decker, Fisa Ibérica, General Motors, Sadia, Kimberly, Tinkem, Agrale, Nemak, Cotebrás, SKF, Arcelor, Faelluce, Vanzin, CBMM, Renault, Brose, Zobor, Cosipa, Metisa, Continental, CRW, Moto Honda, Usiminas, Tantal, Daimler Chrysler, além de Ferramentarias, Modelações e Usinagens de todo o país.