Concurso estimula modificações automotivas


Estudantes do ensino superior poderão desenvolver projetos de personalização para um carro e de design para uma roda de liga leve

O Salão de Acessórios 2008, maior evento do segmento de acessórios automotivos da América Latina, terá entre suas principais atrações o concurso Inter-Faculdades. A competição entre estudantes do ensino superior ocorre desde a primeira edição da feira, em 2005, e contará com uma novidade neste ano: além de eleger o melhor projeto de personalização para um carro, será promovido também um Concurso de Design de Rodas, que escolherá o melhor projeto de estilo para uma roda de liga leve. O Salão ocorrerá de 14 a 18 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Em sua quarta edição, o concurso Inter-Faculdades contará com a participação de cerca de 40 universidades, como a Anhembi Morumbi, Belas Artes, UNIP e Mauá, participando pela primeira vez neste ano, estarão também a Unifieo, PUC e IED (Instituto Europeo di Design).

São esperadas aproximadamente 400 inscrições de alunos de desenho industrial, engenharia, design de produtos, design gráfico, arquitetura, entre outros. Os trabalhos terão como base uma imagem do Vectra GT, da Chevrolet, o carro modelo do concurso. Os protótipos podem ser feitos de duas maneiras, no computador ou à mão.

Premiados com acessórios fornecidos por parceiros e expositores do Salão, os dez primeiros colocados terão a oportunidade de conhecer as principais novidades do evento com credenciais de livre acesso. “Os trabalhos vencedores ficarão expostos no estande da Chevrolet durante todo o evento. Como um estímulo para a carreira profissional, proporcionaremos ao primeiro colocado a oportunidade de estagiar em uma empresa de design automotivo”, explica Emerson Fittipaldi, organizador do Salão de Acessórios.

Em 2007, o concurso contou com 320 participantes que personalizaram um Volkswagen Fox. O protótipo escolhido foi o de Arthur Melo, estudante de desenho industrial da Faap. Ele está há um ano no estágio que recebeu como prêmio, junto com um CD Player da Clarion e um kit de falantes da Bomber. “O estágio na Speed Design me abriu portas no mercado de design automotivo, que é muito concorrido. Hoje acompanho os projetos da empresa desde a criação até o modelo final”, comenta Arthur, que pretende seguir carreira na área.

Com patrocínio da Scorro, roda oficial do Salão de Acessórios, o Concurso de Design de Rodas vai escolher o protótipo para o novo modelo de roda da marca. O autor do melhor projeto será premiado com um jogo de rodas e conhecerá a fábrica da Scorro, além de receber uma credencial de livre acesso ao Salão.

A seleção dos trabalhos será realizado em duas etapas. Primeiro, nas próprias faculdades, onde os melhores trabalhos serão escolhidos pelos professores. Posteriormente, os selecionados serão avaliados pela comissão julgadora do Salão de Acessórios, formada por críticos convidados, além de Emerson Fittipaldi e empresas envolvidas diretamente no concurso.

As inscrições para as duas modalidades devem ser feitas pelo site do evento até o dia 1º de maio, o regulamento do concurso também está disponível. Os trabalhos impressos ou feitos em papel poderão ser entregues até o dia 5 de maio. A divulgação dos vencedores e distribuição de prêmios acontecerá durante o salão de Acessórios, no dia 17 de maio.