SKF tem sistema de proteção de máquinas e monitoramento

Foto: SKF

A SKF do Brasil consolida-se no mercado brasileiro como provedor de sistema de monitoramento e proteção de máquinas rotativas com o VM600, um sistema de monitoramento e proteção de turbo máquinas, desenvolvido para atender as normas de exigência da “API 670, American Petroleum Institute’s”. O sistema é voltado para empresas de produção e distribuição de eletricidade, petroquímicas, gás e combustível, que possuem em sua operação máquinas de alto porte que exigem soluções confiáveis para manutenção e segurança.

A principal vantagem do VM600 é que se trata de um sistema totalmente integrado, permitindo a realização de todas as funções de monitoramento – vibrações absolutas e relativas, pressão dinâmica, deslocamento, órbitas, posição e expansão – através de uma interface única e simples de ser operada. 

Outro diferencial do novo produto é que atua de forma preventiva contra a quebra das máquinas. O VM600 possui um sistema que desliga automaticamente uma turbo máquina, caso atinja o nível máximo de vibração permitido para o seu bom funcionamento, evitando assim a pane do equipamento e até mesmo acidentes graves com os operadores. 

Para tornar essa operação possível, o produto da SKF possui recursos de comunicação via Ethernet ou link web, que garantem a integração total entre o sistema de monitoramento e o painel de controle das máquinas. Assim, os relatórios analíticos levantados pelo VM600 ficam disponíveis em tempo real e sempre atualizados para o operador. Também permitem que as configurações e o suporte possam ser feitos remotamente, otimizando o tempo de montagem e reparo de problemas técnicos. 

Paulo Manoel, gerente de vendas de produtos Condition Monitoring da SKF, completa: "com essa solução o profissional pode tomar decisões rápidas e mais eficientes para evitar problemas como a parada da máquina e do processo produtivo, o que acarretaria em grandes prejuízos para a empresa”. 

Conheça mais sobre a SKF no portal CIMM. Clique aqui.

Tópicos: