Energia e automação serão destaques da Hannover Messe 2008


Os preparativos finais para a Hannover Messe 2008 estão a pleno vapor. Após o sucesso alcançado em sua edição do ano passado, as expectativas para o evento de tecnologia mais importante do mundo em 2008 são altas.

“Escolhemos focar temas chave de energia e automação apresentando nossas respostas às questões mais importantes para o futuro através de soluções para a proteção do meio ambiente e a eficiência da energia, em especial considerando-se o aporte das tecnologias de automação”, conta Dietmar Harting, presidente do Comitê Consultor dos Expositores da Hannover Messe.

Os temas de destaque na feira são: automação industrial, tecnologias de energia e proteção ao meio ambiente, subcontratação e serviços e tecnologias para o futuro. A Hannover Messe também terá a “TectoYou” voltada aos futuros profissionais. No ano passado, a TectoYou estreou com sucesso no evento reunindo 23.500 jovens e universitários nesta iniciativa, que visa encorajar estudantes a seguir uma carreira na área tecnológica.

Tecnologias de Energia

A Hannover Messe tem se estabelecido no decorrer dos últimos anos como ponto de referência para as tecnologias de energia em escala internacional.  Seu diferencial é que as energias renováveis e convencionais se apresentam juntas e em um mesmo nível. A feira mostra as tecnologias mais eficazes para transmissão, distribuição, transformação e armazenamento de energia.

Aos setores de Energia e de Tecnologia Pipeline, soma-se um terceiro setor, o de Tecnologia para Usinas. Neste setor apresentam-se tecnologias e conceitos inovadores assim como produtos e serviços de subcontratação voltados à construção de centrais elétricas. Nestas se incluem tanto as centrais elétricas de grande porte como as centrais elétricas descentralizadas na forma de plantas modulares.

O World Energy Dialogue será novamente o centro de debates no setor de energia, com a participação do renomado especialista em proteção ao meio ambiente, o Professor Doutor Klaus Töpfer, e o Presidente da Comissão de Executivos da Agência Alemã de Energia (Dena), Stephan Kohler.

Automação Industrial

Com três grandes setores compondo o setor de Automação Industrial – Interkama (Automação de Processos), Automação Industrial e Automação de Edificações Industriais – a Hannover Messe é considerada a maior feira do setor em escala mundial.

Este ano, a oferta na área de automação será complementada pela robótica móvel e sistemas autônomos. Também em muitos outros campos de aplicação, a robótica móvel é empregada cada vez mais na produção industrial. Os sistemas de transportes sem condutores se aperfeiçoam em nível de subsistemas inteligentes, que não somente determinam o fluxo de materiais antes e após a produção, mas que cada vez mais estão integrados no próprio processo de produção.

As apresentações “Hygienic Design”, “Process Automation Live”, “Application Park” e a “Robotic Academy” estarão novamente presentes na programação de 2008. O setor de “Automação de Processos” terá a inclusão da conferência de fabricantes sobre o tema “Asset Management” (Gestão de Vendas).

“A Hannover Messe é a maior e a mais importante plataforma para a transferência internacional de tecnologias”, diz Sepp D. Heckmann, diretor da Deutsche Messe. “Além de apresentarmos as últimas inovações, impulsionamos novos desenvolvimentos tecnológicos em todos os setores da indústria. Em especial as questões relacionadas com a energia e sua produtividade são decisivas nas capacidades futuras dos países industrializados. Por esta razão estes temas são o centro de atenção da feira”, explica.

Pesquisa e Tecnologia

Em destaque na transferência de tecnologias está o setor de Pesquisa & Tecnologia. No pavilhão 2 da feira são apresentados resultados pioneiros e inovadores e tecnologias para a inovação de processos de produção industrial, assim como produtos para o mercado futuro.

O setor de Microtecnologia apresenta altas tecnologias, onde são oferecidas soluções sistêmicas em torno do tema miniaturização. A subcontratação industrial e os serviços são componentes imprescindíveis na cadeia de criação de valores. No setor de Subcontratação, se apresentam empresas fornecedoras de componentes e provedores de serviços para os consumidores, em pleno centro industrial dinâmico da Hannover Messe, contribuindo para a agregação de valor e vendas competitivas, particularmente nos setores de maquinários e instalações, assim como em automação.

Indústria Digital

Ao longo de toda a cadeia de valor, os sistemas e componentes digitais intervêm na regulação do desenvolvimento de produtos, planejamento da produção, controle de qualidade, logística e serviços. Os processos integrados e as soluções de informática são o enfoque da “Indústria Digital”. Contando todos os seus setores, em 2008, a Hannover Messe irá reunir 10 feiras internacionais sob o mesmo teto. “Em nenhum outro lugar existe a possibilidade de se analisar processos industriais e novas tecnologias interdisciplinares, assim como de se estabelecer contatos internacionais de alto padrão entre fornecedores e consumidores, como na Hannover Messe”, garante o diretor da Deutsche Messe.

País Parceiro: Japão

Este ano o Japão se apresentará como país parceiro do evento. Considerado um dos países industrializados de primeira linha, o Japão se destaca no desenvolvimento de tecnologias industriais de ponta. A apresentação japonesa trará setores altamente inovadores como a robótica, as micro e nanotecnologias, as tecnologias voltadas ao meio ambiente e à energia, assim como a biotecnologia e as ciências da vida.

Ponto de destaque será, sem dúvida, o Fórum de Negócios Alemão-Japonês, em que participarão representantes da economia e da política de ambos países. A Federação das Indústrias Alemãs (BDI) colabora na organização deste evento.


Serviço:

Hannover Messe 2008
Data: 21 a 25 de abril
Local: Messegelände - Hannover – Alemanha
Informações sobre o programa da feira estão disponíveis no www.hanover.com.br ou www.hannovermesse.de

Tópicos: