Eaton reúne especialistas em engrenagens


A multinacional americana Eaton, líder mundial em transmissões e embreagens, realizou nos dias 11 e 12 de março o Seminário Tecnologia em acabamento de engrenagens, no qual reuniu os maiores especialistas em alta tecnologia de engrenagens do mundo para mostrar o que há de mais atual no tema.

Foram ao todo dez palestras com especialistas de empresas multinacionais como Liebherr, Gleason, ALD Vacuum, Kapp, Klingelnberg, ECM, Reishauer, Fassler, Stresstech, fornecedores globais da Eaton Corporation.

"Nossos especialistas em fabricação de engrenagens selecionaram os palestrantes do seminário realizado em Aachen, na Alemanha, sobre alta tecnologia de engrenagens para passar seus conhecimentos aos engenheiros da Eaton. Reunimos aqui o que há de mais avançado em tecnologia de ponta no setor, com o objetivo de tornar nossos profissionais ainda mais qualificados no mercado em que atuamos", diz José Eduardo Bazzi, gerente da engenharia de manufatura avançada do Grupo Truck da Eaton.

Tecnologia e Inovação

O Seminário iniciou-se com a palestra do Oliver Winkel, especialista da empresa alemã Liebherr, uma das maiores fabricantes de máquinas para fabricação de engrenagens do mundo. Winkel ministrou palestra sobre o presente e o futuro da tecnologia de acabamento de engrenagens na operação de corte na máquina (Hobber), que na mesma operação faz o corte em desbaste, o acabamento e o chanfro na face do dente.

Em seguida, Karl Josef Schaferling, especialista da empresa Gleason, líder mundial na tecnologia de engrenagens, falou sobre as tendências modernas no processo de acabamento de engrenagens na máquina Shaver, antes da operação de tratamento térmico. "O processo Shaving continuará um dos processos mais eficientes e competitivos de tecnologia de acabamento", concluiu Schaferling.

Na seqüência, Klaus Loeser da empresa ALD Vacuum, multinacional no segmento de tecnologias de tratamento térmico, mostrou aos presentes as aplicações e inovações dos processos em equipamentos que utilizam baixa pressão na manufatura de engrenagens.

Já Antoine Turich, da Gleason, ministrou palestra sobre as inovações durante o processo de dressagem na retificação dos dentes das engrenagens e Friedrich Wolfel, da empresa Kapp, falou sobre inovações, economia e flexibilidade do processo de retificação dos dentes do componente. Para encerrar o dia, Jens Peter Hendricks, especialista da Klingelnberg, multinacional na área de equipamentos de medição para engrenagens, explicou os atuais desenvolvimentos na área de inspeção - eixos paralelos.

No dia 12 de março, o Seminário teve início com a palestra do Jean Jacques Since, especialista da empresa ECM, que falou sobre a otimização das distorções na micro geometria das engrenagens utilizando equipamentos de baixa pressão para o tratamento térmico.

Já o especialista da empresa de tecnologia de engrenagens Reishauer, Klaus Peiffer, discursou sobre as necessidade e possibilidades de modificações na micro geometria das engrenagens cilíndricas no processo de retificação.

Outro palestrante foi Pius Zoller, especialista da empresa Fassler que abordou o tema de acabamento de dentado por meio do processo Honing utilizando ferramentas cerâmicas, e as inovações de software para grandes correções do desvio total de divisão dos dentes das engrenagens.

Encerrando o Seminário, Robert M. Fix, especialista da empresa Stresstech, discursou sobre análise de ruído e a inspeção da queima ocorrida nos dentes do componente durante o processo de retificação.

"Este seminário nos trouxe uma melhor compreensão das inovações tecnológicas na fabricação de engrenagens. As informações recebidas pelos nossos engenheiros nos ajudarão a vencer os novos desafios de projeto e fabricação de caixas de câmbio, agregando valor ao produto e maximizando a satisfação de nossos clientes", conclui Bazzi.




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