General Motors será instalada na BR-101 em Joinville

Montadora terá uma sede que deve começar a produzir em 2009


A montadora General Motors (GM) vai construir a fábrica no quilômetro 47 da BR-101, em Joinville, em um terreno de aproximadamente 500 mil metros quadrados. Os executivos da empresa estavam indecisos quanto ao ponto de instalação da GM, que também poderia ser em Araquari.

A definição ocorreu na tarde desta quinta-feira, em reunião de executivos da GM, liderados pelo diretor de assuntos institucionais, Luiz Moan, com o presidente da Fundação de Meio Ambiente (Fatma), Carlos Kreuz e o gerente de licenciamento ambiental, Daniel Vinícius.

No encontro de uma hora e meia, em Florianópolis, os técnicos do órgão estadual garantiram a viabilidade da utilização da área, fator considerado decisivo. Na quarta-feira, haverá encontro com o secretário de Assuntos Estratégicos, Alexandre Fernandes, quando o governo deverá oficializar o anúncio.

A produção de motores deve começar em setembro de 2009. A multinacional vai contratar estudo ambiental simplificado da área à empresa especializada para adequar o local às novas exigências técnicas referentes à legislação de meio ambiente. O trabalho demora em torno de 60 dias.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Raul Bergson de Oliveira, disse que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão da GM. No entanto, mantém contatos quase que diários com representantes da empresa para alinhar o acordo final.