Rhodia lança nova geração de plásticos de engenharia


A participação da Rhodia na edição 2008 da Argenplas (Buenos Aires, Argentina, até 29 de março) está sendo marcada pelo lançamento de uma série de produtos e tecnologias em poliamida com aplicações em plásticos de engenharia utilizados em peças para indústria automotiva, de eletro-eletrônicos e de bens industriais e de consumo.

O objetivo da empresa é reforçar sua participação no mercado industrial argentino, que está em uma fase de expansão. "A indústria automobilística local está batendo recordes de produção, assim como os demais segmentos industriais que utilizam nossos plásticos de engenharia e polímeros, em substituição a outros materiais de menor desempenho", diz Francisco Weffort, diretor da Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros América Latina.

"O crescimento da empresa nesse mercado passa pela oferta de novas tecnologias e produtos, que combinam maior desempenho técnico, ganhos de produtividade e competitividade de custos da produção. Todos esses benefícios ajudam a valorizar o o setor produtivo argentino", acrescenta Weffort.

Além disso, o executivo afirma que a Rhodia conta com unidade industrial e laboratórios de desenvolvimento de aplicações instalados em São Bernardo do Campo, cidade próxima ao porto de Santos e das rotas rodoviárias internacionais, facilitando a logística para ao atendimento dos clientes do Mercosul. Na Argentina, a Rhodia conta com os escritórios comerciais da empresa e da rede de distribuição local.

Saiba sobre alguns dos produtos


Technyl Start AFX

Um dos destaques é oTechnyl Start AFX, uma nova geração de poliamidas 6.6 combinando uma fluidez excepcional e um nível de reforço jamais alcançado nesse segmento de produtos. Além de rigidez inigualável e de elevada resistência à temperatura, esta tecnologia inovadora oferece um incomparável poder de processamento.

A inovação amplia o campo de aplicações da poliamida para algumas áreas até agora reservadas ao metal ou aos polímeros especiais mais caros. Graças à fluidez superior de seu polímero de base, Technyl Start AFX pode ser utilizado em forma de blendas (compostos) com reforço de fibra de vidro em 60% sem alteração dos níveis de processabilidade da poliamida. Este desafio foi possível graças a uma tecnologia nova e patenteada.

Technyl Start AFX é destinado a uma larga gama de aplicações no setor de automóveis, eletro eletrônico e de bens industriais e de consumo. Graças à sua elevada resistência e rigidez é recomendada para peças projetadas para suportar cargas elevadas e produzidas tradicionalmente com metal, tais como sustentação de retrovisores, componentes da engrenagem, alavancas de limpadores ou peças estruturais para componentes de assentos.

Componentes de máquina que requerem rigidez elevada, estabilidade dimensional elevada e durabilidade longa no contato com óleos e graxas, assim como componentes de motores e de sistemas de limpeza e de alta pressão, entre outros, também se beneficiarão com as características e propriedades da novidade.

Finalmente, devido ao seu excepcional comportamento em ambiente de alta temperatura, Technyl Start AFX pode ser aplicado em grandes peças que entram contato com ar quente, tais como as carcaças elétricas de bobinas, carcaças de motores elétricos ou peças sob o capô dos motores.

Technyl ® Heat Performance

Outra novidade é Technyl ® Heat Performance (HP), uma nova família de produtos de poliamida 6.6 que oferece uma solução avançada para vencer os crescentes desafios das altas temperaturas sob o capô dos veículos. O Technyl ® HP propicia maior retenção das propriedades, especificamente quando exposto a altas temperaturas constantes, em relação a soluções padrão atualmente disponíveis no mercado. Além disso, oferece maior liberdade de projeto para aplicações como circuitos de ar (coletores de admissão, dutos de ar etc).

Technyl ® XCell

A empresa também continua desenvolvendo o Technyl ® XCell, poliamida de classe 6.6 e 6 otimizada para o processo MuCell® para aplicações em uma variedade de mercados importantes de poliamidas. No mercado automotivo, por exemplo, essa combinação de material/processo traz novos níveis de valores e desempenho para aplicações não aparentes, como cobertura de assentos e entradas de ar múltiplas. Também abre caminhos para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicações de poliamidas em geral.

Technyl ® XT

Ao mesmo tempo, a Rhodia está colocando no mercado o Technyl ® XT, uma nova família de poliamida 6, projetada para satisfazer as necessidades das indústrias de extrusão e molde de sopro por maior produtividade e economia de energia. Devido a seu comportamento reológico singular, a poliamida de alta produtividade Technyl ® XT proporciona processamento com qualidade e vantajoso, sem sacrificar as propriedades do material.

Technyl ® SI (Super-Impacto)

Outro destaque será também o Technyl ® SI (Super-Impacto), uma nova linha de poliamida que equilibra excepcionalmente o impacto e a resistência com uma boa rigidez. As altas propriedades mecânicas de poliamidas com impacto modificado trazem benefícios para aplicações diversas como ferramentas pesadas e artigos esportivos. Características como alto impacto, resistência e boa aparência na superfície são seus pontos-chave.

Technyl ® isento de halogênio e fósforo

Durante a Argenplas 2008, será apresentada também a linha de retardantes de chama de resina de poliamida Technyl ® , isentos de halogênio e fósforo vermelho. Com aplicações direcionadas ao segmento eletro-eletrônico, esses produtos atendem às normas da Comunidade Européia quanto à presença de substâncias perigosas nos produtos finais.

Outro lançamento exclusivo da empresa é o Technyl ® com aspecto metalizado. A poliamida tem aparência de metal e dispensa pintura, o que reduz os custos de produção de peças. O produto atende a uma tendência estética em alta no mercado, que está valorizando cores com aspecto inox, grafite, prata e aço escovado.

Tem aplicações no segmento de eletro-eletrônicos (botões e puxadores de fogão, por exemplo), automotivo (maçanetas de veículos) e produtos diversos, como dobradiças, puxadores de armário e carcaças de furadeiras.

Paralelamente, a Rhodia está fazendo o lançamento de Technyl ® com aspecto cromado, poliamida produzida no Brasil que tem propriedades específicas para receber banho de cromagem. Pode ser utilizado em maçanetas de portas, peças automotivas (cobertura do motor, tampa do comando de válvulas, coletor de admissão etc), peças sanitárias (torneiras) e eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, ferros de passar roupas).

Gama de Polímeros

Na área de produtos para o mercado de polímeros, a Rhodia apresenta neste evento a família Stabamid®, polímeros de poliamida 6.6 para plásticos de engenharia, fios têxteis, fibras e fios industriais e o copolímero de poliamida 6.6 e 6, que é uma excelente alternativa para os clientes por apresentar uma boa relação custo/benefício nas aplicações de plástico de engenharia nas quais o aspecto da peça é uma variável importante.