Yaskawa destaca DD Motor na Brasilpack 2008

Foto: Divulgação

Operação com baixo ruído audível, capacidade de fornecer alto torque em baixas rotações, e design compacto são algumas das características do Direct Drive Servo Motor (DD Motor) – o servo motor sem a necessidade de redutor da série Sigma II.

O produto, ideal para os segmentos gráfico e de embalagem, será um dos principais destaques da Yaskawa Elétrico do Brasil na 1ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística 2008, que ocorre de 10 a 14 de março no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Negócios


O evento será, na verdade, a unificação das feiras mais representativas desses quatro setores, como a Brasilpack (Feira Internacional da Embalagem – 6ª edição), Fiepag (Feira Internacional de Papel e Indústria Gráfica – 19ª edição), Salão Embala Inovação (Convertetores e Agências de Design de Embalagens – 5ª edição); Flexo Latino América (Feira Internacional de Flexografia – 2ª edição) e a Brasil Screen & Digital Show (Feira Internacional de Serigrafia e Impressão Digital – 1ª edição).

A iniciativa de reunir as feiras num só local partiu da Reed Exhibitions Alcântara Machado, que responde pela sua promoção e organização, e teve como objetivo propiciar aos visitantes e compradores maior praticidade para conhecer as principais novidades em termos de produtos e soluções de toda a cadeia (gráfica, embalagem, impressão e logística).

Contando com o apoio da Abimaq/Sindimaq e de outras entidades representativas dos setores, a Semana reunirá cerca de 1.000 expositores de 26 países e a expectativa é de que mais de 45 mil pessoas e potenciais compradores do Brasil e do exterior prestigiem esse encontro.

Dentro desse escopo, a Yaskawa destacará o DDMotor,  que foi projetado para ser acoplado diretamente à carga, com capacidade de substituir servomotores rotativos (padrão) e transmissões nas aplicações em sistemas de mesas posicionadoras, em diversas fases do projeto.

Direct Drive Servo Motor


O DD Motor apresenta faixas de torque nominal de 2 a 200 N.m., com velocidades nominais de 150 e 200 rpm. Disponível em 17 modelos, o dispositivo pode ser aplicado em diversos tipos de máquinas, sendo especialmente indicado para equipamentos empregados nas indústrias gráficas e de embalagem, entre outras. 

O Direct Drive não requer lubrificação, sendo por isso indicado para aplicações em “salas limpas”.  Sua precisão é superior a 1.000.000 PPR.

Como esse dispositivo é acoplado diretamente à carga, a rigidez do conjunto é aumentada, e as folgas mecânicas e as de transmissão acabam sendo eliminadas. Outra característica importante é a fácil instalação de cabos e tubos por meio do eixo vazado.

O DD Motor conta ainda com a opção do servopack acoplado ao cartão NS600, o que facilita o posicionamento típico de aplicações em mesas rotativas que é obtido com uma programação simples do cartão, através do software IndexWorksTM  , sendo necessário apenas um PLC simples para comandar as posições e efetuar monitorações.

Saiba mais sobre a Yaskawa no portal CIMM.