Randon S.A produz 80 vagões-tanque para ALL

Foto: Divulgação

A Randon S.A, de Caxias do Sul (RS), começa o ano de 2008 em plena atividade na sua linha de vagões ferroviários com a entrega, em janeiro, do primeiro vagão-tanque de um total de 80 unidades de bitola larga - 1,60 metros a serem produzidos para a Mitsui Rail Capital Participações Ltda e operados pela América Latina Logística - ALL. As entregas ocorrem até maio, numa estrutura da própria Randon montada dentro das instalações da ALL de Rio Claro (SP).

Protótipo do vagão

Os vagões-tanque Randon do tipo TCT com peso bruto total de 120 toneladas e capacidade volumétrica para 103 mil litros foram projetados a partir de modernas técnicas de desenho (software de 3 D Análise Estrutural pelo método de Elementos Finitos), o que resultou num produto de tara otimizada e grande resistência estrutural, prevendo inclusive a realização do teste hidrostático de pressão com o Domo de Expansão montado e finalizado.

A pintura dos vagões é considerada pelo mercado como diferenciada devido ao tratamento de superfície por jateamento de granalha e a pintura final com pistolas eletrostáticas, garantindo maior durabilidade e melhor acabamento.

O processo é realizado nas modernas cabines de pintura inauguradas em 2007 e especialmente projetadas para a pintura dos vagões ferroviários, fruto de um investimento de R$ 16 milhões.

O diretor executivo da Randon S.A, Norberto Fabris, afirma que "a Randon está ampliando o negócio ferroviário com o fornecimento de sistemas completos de vagões para ferrovias de bitola larga".

O executivo estima para este ano uma produção de quinhentas a seiscentas unidades ferroviárias, 20% do volume projetado pelo mercado brasileiro, focado principalmente em mineração, grãos e granéis líquidos.

A indústria ferroviária trabalha com a expectativa de entregar entre 2,5 mil e 3 mil vagões em 2008, o que marca o início da recuperação do setor depois de dois anos de queda. Em 2007 foram produzidos cerca de 1,3 mil vagões, abaixo dos 4,1 mil de 2006 e do recorde histórico de 7 mil de 2005.

Randon S.A

O setor de implementos para transporte de cargas representado pela Randon S.A., em Caxias do Sul (RS) é uma das maiores fabricantes na América Latina e está entre as dez maiores do mundo.

São diferentes tipos de equipamentos entre carrocerias, reboques e semi-reboques graneleiros, tanques, carga seca, basculantes, silos, frigoríficos, canavieiros, florestais, sider, furgões, além de silos estacionários e vagões ferroviários.