DigitalSK aposta no treinamento por vídeo web


Cresce o diferencial de treinamentos por vídeo. O método está sendo aplicado em empresas de automação e de ferramentarias na Região Sul.

Seu uso está vinculado ao treinamento de pessoas em atividades de risco, pois nem sempre as pessoas, que detém tal conhecimento técnico ou habilidade manual, conseguem descrever de maneira correta como fazem tal ação. Nesse caso, o vídeo entra como ferramenta de prática e disseminação do conhecimento.

A empresa DigitalSK Soluções em Midiatizações demonstrou no Hotel Bourbon, dia 14/02/2008, o uso de vídeo web e os cases de sucesso para empresas de Joinville e região, acompanhado pelo consultor Michel Winkler.

Os casos citados pelo diretor de tecnologia Romain Mallard foram os Jogos Pan Americanos, Campus Party em São Paulo e a fabricante de relógios de luxo que produz, dependendo do modelo, apenas uma peça por ano: a Jaeger-LeCoultre.

Outros exemplos citados foram: Volvo, Eletrolux, TecPar, Senai/Senac e PUC-PR.

As formas de divulgação por vídeo devem aumentar com a chegada da telefonia 3G, onde aparelhos, como os da Nokia N93, podem servir para treinar as pessoas onde quer que elas estejam, comentou Mallard.

Como as mídias digitais têm a vantagem de não estarem presas a um suporte ou dispositivo, abrem um leque para trabalhar com o conceito de acervo, lembrou.

O diretor da empresa DigitalSK, Paulo Renato Weigert, acredita que animações em vídeo e as instruções tecnológicas disseminadas pela web e telefone móvel pelas empresas de ferramentarias e automação da região devem ganhar utilidade visando o treinamento e aperfeiçoamento de funcionários e colaboradores.