Há trinta anos nascia a BBS (Bulletin Board System)


Nevava muito em 16 de fevereiro de 1978 quando Ward Christensen, um programador da IBM, decidiu ligar para o colega Randy Suess, que trabalhava com hardware, para que ele o ajudasse a ligar um computador S-100 em uma linha telefônica. A idéia era permitir que outras pessoas pudessem acessar informativos.

Esse trecho faz parte de um relato do próprio Christensen sobre a criação do primeiro BBS (Bulletin Board System) do mundo, sistema que antecedeu a internet e que, no próximo sábado, completa 30 anos.

Quem quiser ter uma idéia de como funcionava, pode acessar o Monochrome, um BBS do Reino Unido que existe desde 1990.

A interface é parecida com a do MS-DOS: tela de fundo escuro, com alguns caracteres coloridos e as ações são executadas por comandos de teclado.

Como funcionava

Um BBS permitia que, por meio de um modem e uma linha telefônica, as pessoas trocassem mensagens umas com as outras - mas o processo era intermediado por uma central.

Era possível também baixar programas de computador, atualizar o sistema operacional MS-DOS, buscar informações sobre produtos e, em alguns casos, até arrumar namorados. No Brasil, ele só chegaria no final da década de 1980.

Quem quiser ver na íntegra o relato de Christensen, pode acessar o site timeline. O texto é de 1989 e está em inglês.

Como era utilizado

Por meio dessas redes, era possível acessar fóruns sobre diversos assuntos. Havia alguns BBS gratuitos, mas a maioria cobrava uma taxa de assinatura, que dava direito ao uso de 20 a 50 minutos por dia. Nos dois casos, era necessário pagar tarifas telefônicas (como na internet discada).

O modem utilizado era o de 300 bps (bits por segundo) - para baixar uma música, por exemplo, demoraria um dia. Hoje, a média da banda larga no Brasil é de 1 Mbps (megabits por segundo).

Como se conectava

Era preciso ter um computador, um modem e uma linha telefônica. Depois, tinha de ligar para o número de dados do BBS, igual ao de um telefone.

Ao fazer isso, aparecia no computador a expressão "connect" ou semelhante. O nome do BBS aparecia e uma identificação era solicitada. No primeiro contato com um BBS, era solicitado o cadastramento.