Skam aperfeiçoa linha de empilhadeiras para espaços reduzidos

Foto: Divulgação

Tradicional fornecedora de empilhadeiras e equipamentos para movimentação de carga industrial, a Skam promoveu várias alterações tecnológicas em sua linha de empilhadeiras trilaterais modelo ESTL, sendo que o fato de as máquinas poderem estocar palettes nas estruturas em ambos os lados do mesmo corredor em alturas de até 10,50 metros, permitem uma atraente economia de espaço e adensamento do estoque.

De acordo com Maks Behar, diretor presidente da empresa, a máquina oferece uma condição destacada de comodidade para o operador que fica sentado com todos os comandos no alcance das suas mãos.

“Estas máquinas são guiadas nos corredores de operação por meio de uma viga U correndo no nível do chão rente a estrutura metálica, ou com equipamento mais moderno, constituido de uma guia indutiva, com um fio de cobre embutido no chão seguindo o trajeto previsto da máquina e recebendo um sinal elétrico, o qual é captado por bobinas instaladas na própria máquina, que por sua vez comandam a direção elétrica. Em ambos os casos de guias mecânicas ou indutivas, o operador não tem que se preocupar em dirigir a máquina, e sim, operar os garfos com o pallete”.

O uso da guia indutiva tem várias vantagens. ”Dependendo da quantidade de corredores se torna bem mais em conta do que as guias mecânicas. Além disso economiza duas travessas no porta pallete, podendo depositar o primeiro pallete no chão. Este sistema também ajuda na limpeza do depósito, que pode ser feita manualmente ou mecanicamente, debaixo do porta-pallete”, diz Behar.

Entre as inovações tecnológicas, destaca-se o fato de estas máquinas possuírem todos os alarmes e indicadores para detectar e localizar falhas, sendo que elas são dotadas de um computador de bordo, que tem a programação das várias velocidades, de deslocamento horizontal, vertical e rotatório.

O  software tem programação nacional e as máquinas são dotadas de sistema lógico programável de baixo custo e alta performance e o sistema de corrente alternada aplica-se à direção, tração e sistema hidráulico. Além dessas características, o sistema de descida possui uma válvula proporcional, que realiza a operação de forma suave no início e término da movimentação.

Há ainda o Registro de Segurança no sistema hidráulico anti-pane nas alturas, que evita que o operador fique preso ao equipamento em caso de pane com a máquina elevada.

Relação custo e benefício

Segundo Behar, existem dois modelos básicos, a ESTL com operador sentado, porém subindo com a carga, e a ETL com operador sentado na máquina controlando as várias operações.

“A vantagem da ESTL- explica - é que o operador tem uma excelente visão da colocação ou retirada do pallete em qualquer altura e assim a ETL funciona do mesmo jeito, porém a visão do operador é equivalente à operação de uma máquina convencional, retrátil”.

“Comparando o lay-out de um armazém convencional com estruturas porta-palletes e uma máquina retrátil, com uma máquina trilateral ETL de 8,50 metros de altura de garfos, observamos que o lay-out convencional de um armazém de 1000 m² útil para armazenamento até 8,50 metros teria corredores de 2,90 m de largura e 1820 posições palletes com ocupação de 7 níveis. Com uma máquina ETL, teria corredores de 1,60 m de largura e 2366 posições palletes. Isso significa que com a mesma ocupação do número de níveis, temos um incremento de 30% no número de posições. Estas máquinas podem ir até alturas de 10,50 m aumentando drasticamente a quantidade de posições palletes, tendo como único inconveniente uma redução na velocidade da operação nos níveis mais altos”, conclui Maks Behar.

Saiba mais sobre a SKAM.

Tópicos: