Investimentos da Petrobras e BNDES beneficiam Lactec


O diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Aldair Rizzi, participou na quarta-feira (30) de duas importantes reuniões no Rio de Janeiro, que discutiram novas linhas de investimentos da Petrobras e do BNDES para a área de ciência e tecnologia em todo o Brasil.

O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de C&T (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisa (Confap), definiram com dirigentes das duas entidades federais, representantes de instituições de todo o Brasil e presidentes de fundações de amparo à pesquisa de que forma poderão ser aplicados os recursos disponíveis para o desenvolvimento e a inovação tecnológica em todos os estados.

Aldair Rizzi, que participou da reunião também como vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) para a Região Sul, explica que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social tem reserva de R$ 300 milhões para investimento a fundo perdido, o Funtec.

Segundo o diretor o valor pode acrescentar muito à pesquisa tecnológica, também no Paraná. “O Lactec tem condições de receber esses recursos. Temos muitos projetos nas áreas de biomassa, bioenergia e meio ambiente, que certamente representam uma vantagem competitiva para obter esse apoio”, diz.

O BNDES tem interesse em apoiar projetos específicos voltados às micro, pequenas e médias empresas. Segundo Aldair Rizzi essa é uma das prioridades do Lactec para 2008.

O diretor lembra que o Lactec já tem uma parceria com a Petrobras no valor de R$ 6 milhões, em pesquisa de emissão de poluentes veiculares e outros projetos em meio ambiente. Porém, novos projetos podem se desenvolver a partir da integração maior do instituto com a empresa nacional de energia.

Segundo Aldair Rizzi, reuniões como as promovidas pelo Consecti e pelo Confap servem exatamente para estreitar os laços de cooperação com as instituições.

“A Petrobras já reconhece o Lactec como importante instituto tecnológico. Novas oportunidades de negócios podem ser criadas, ampliando a receita para as pesquisas e fazendo o desenvolvimento da área crescer no Paraná”.

A ampliação e a diversificação das fontes de investimento são uma das principais diretrizes do Lactec para continuar crescendo. O instituto passou recentemente por uma reestruturação, baseada na redução dos custos administrativos que recuperou o orçamento e estabeleceu o instituto como um dos mais importantes do Brasil.

Aldair Rizzi afirma que sob a orientação do Governo do Estado o Lactec tem se integrado às políticas públicas e trabalhado em parceiras com as universidades e a indústria para o desenvolvimento tecnológico. Para Aldair a tendência é crescer ainda mais esse ano.

“As importantes parcerias, com grandes empresas como a Petrobras nos dão a chance de participar de projetos de grande relevância em tecnologia que sejam utilizados em todo o Brasil”, finaliza.