Alstom fornecerá 126 carros para o metrô de Nanquim, na China

Foto: Divulgação

A Alstom Transporte e suas parceiras chinesas, Nanjing CSR Puzhen Rail Transit e SATEE, acabam de fechar um contrato no valor de 85,5 milhões de euros com a operadora Nanjing Metro Company (NMC), por meio de um consórcio*. A parte da Alstom é de cerca de 25,5 milhões de euros. O contrato é para o fornecimento de 126 carros de metrô para a extensão sul da Linha 1 do Metrô de Nanquim. Nanquim está localizada a 1.200 quilômetros do Sudoeste de Pequim.

O contrato envolve 21 trens Metropolis de seis carros cada. A Alstom é responsável pelo projeto dos trens e pela validação do primeiro trem, a Puzhen está encarregada da fabricação e garantia de todos os trens e a SATEE fabricará os equipamentos de tração e inversores auxiliares. Todos os trens deverão ser entregues até 2011.

A extensão sul da Linha 1 do Metrô de Nanquim terá 18 quilômetros de comprimento, ligando "An De Men" e "Chengdong Road" e atendendo 12 estações. A extensão está programada para entrar em operação a partir de março de 2010. Em 2002, a Alstom já tinha fornecido 120 carros Metropolis para a Linha 1. Depois da entrega desse último pedido, no total serão 246 carros produzidos pela Alstom equipando a Linha 1 de Nanquim.

Além da Linha 1, o consórcio da Alstom também forneceu 144 carros Metropolis para a Linha 2 do Metrô de Nanquim em abril de 2007. Até o momento, mais de 370 carros Metropolis foram vendidos em Nanquim e mais de 1.400 na China.

* O consórcio liderado pela Nanjing CSR Puzhen Rail Transit Co., Ltd. também inclui a Alstom Transport S.A. (ATSA) e a Shanghai Alstom Transport Electrical Equipment Co., Ltd. (SATEE), a joint venture Alstom Transport especializada em equipamentos de tração com sede em Xangai.

Sobre a Alstom Transporte

A Alstom Transporte desenvolve e comercializa a mais completa variedade de sistemas, equipamentos e serviços do mercado ferroviário. A força da Alstom Transporte está na eficiência em gerenciar sistemas completos de transporte, desde o material rodante, infra-estrutura, sinalização e controle, até soluções "turnkey". As vendas da Alstom Transporte no exercício 2006/07 garantiram seu 1º lugar no mercado mundial de transporte.

Sobre a Satee


Shanghai Alstom Transport Electrical Equipment Co., Ltd. (SATEE) é uma joint venture formada pela Alstom Transporte e Shanghai Electric Group em 1999. Especializada em equipamentos de tração, a SATEE produz principalmente inversores, conversores auxiliares CARATM, motores de tração AC assíncronos trifásicos, sistemas de controle elétricos, reatores de linha, resistores de freio, equipamentos de módulo de potência e cabine de condução e controladores principais. Dentro do consórcio Alstom, a SATEE está envolvida nos projetos das linhas 1, 3, 5, 8 e 10 do Metrô de Xangai e da Linha 1 do Metrô de Nanquim.