Missão de empresários da China busca novos negócios no Paraná

Foto: Divulgação

Para fortalecer as relações bilaterais entre a China e o Paraná, um grupo de empresários chineses, de entidades públicas e privadas - liderado pelo cônsul-geral da China em São Paulo, Sun Rongmao, e pelo cônsul comercial Lu Yuzhong - esteve nesta terça-feira (22) com o governador Roberto Requião, no Palácio das Araucárias.

“São representantes dos setores financeiro, maquinaria pesada, importadores de commodities, uma missão muito bem organizada”, destacou o governador. O grupo, que também visitou o Porto de Paranaguá, apresentou ao governador várias propostas. “Fidelização de navios, esquemas de importação e exportação preferenciais para navios chineses. Isso interessa muito ao Paraná e ao Brasil. Acho que muitas das questões levantadas aqui vão se concretizar”, acrescentou Requião.

Segundo o cônsul comercial, as relações bilaterais entre o Paraná e a China têm crescido ano a ano em diferentes áreas, mas o que os chineses buscam é ampliar a relações comerciais. “O objetivo dessa visita é principalmente trazer empresas chinesas para conhecer esse mercado e trocar informações com a finalidade de buscar oportunidades de negócios, cooperação e investimento”, afirmou.

Na relação entre China e o Paraná, de acordo com o cônsul, estatísticas apontam que no ano passado o intercâmbio comercial gerou 1,4 bilhão de dólares, com crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Os produtos mais comercializados foram na área agropecuária, especialmente com máquinas, madeira, couro e soja. “Esperamos aumentar muito mais essa cifra e os empresários chineses saem daqui satisfeitos depois desse encontro”, disse Yuzhong.

Ano Novo Chinês

Durante a reunião, o presidente executivo da Associação Cultural Chinesa do Paraná, William Yan Wey Man, convidou o governador para participar da feira gastronômica “Ano Novo Chinês” em comemoração ao Ano do Rato – 2008, a ser realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. Requião aceitou o convite e confirmou a sua presença no dia 9.

Também participaram do encontro o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião.

Já a missão chinesa era formada também pelo gerente-geral do Cosco Brasil S/A, Wu Xianquan; gerente-geral de Sany Heavy Industry, Liao Yuzhuo; representante do Banco Nacional de Desemvolvimento da China no Brasil, Lei Yufeng; gerente do Centro de Desenvolvimento de Investimento e Comércio da China no Brasil, Zhou Lei; gerente-geral da Chinatex Grãos e Óleo Importação e Exportação do Brasil, Zhang Peilin; representante da Sociedade da Classificação de Shipping da China, Liu Houxin; e representante da HG Comercial Group, Francisco Guo.

Tópicos: