Pós-graduação em engenharia mecânica abre inscrições

Abertas até o dia 14 de janeiro de 2008 as inscrições para a Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

Nas últimas quatro décadas a POLI já formou mais de 3.500 Mestres e 1.500 Doutores em Engenharia. São profissionais que estão no mercado de trabalho como líderes empresariais, professores universitários e pesquisadores, ou atuando como especialistas em pesquisas científicas e de desenvolvimento tecnológico.

No Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica são realizadas atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de Controle e Automação, Energia e Fluidos, Projeto e Fabricação.

"Vale destacar que o Programa de Pós-graduação da POLI/USP oferece ao candidato a possibilidade de moradia gratuita, assistência médica e odontológica, e bolsas de pesquisa, que são diferenciais para a viabilidade do curso para muitos alunos, principalmente para os de outros estados e países", observa o prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior, membro do Programa.

Entenda o Mestrado stricto sensu

O Mestrado visa o domínio e a realização de trabalho técnico científico em uma área específica de conhecimento. Aprovado o ingresso no curso de Mestrado o candidato é considerado um aluno especial de mestrado e tem o prazo de 4 meses para passar para aluno regular. Para a obtenção do título de Mestre em Engenharia (M.Eng.), o aluno regular de pós-graduação deverá ter concluído os créditos exigidos, ser aprovado no exame de qualificação e na dissertação de mestrado. O curso de Mestrado tem prazo médio de dois anos e máximo de três anos.

O Doutorado stricto sensu

O Doutorado visa o domínio pleno e a realização de trabalho técnico-científico com criatividade e espírito inovador em uma área de conhecimento. Idem ao Mestrado, o candidato é considerado um aluno especial e tem prazo de 4 meses para passar para aluno regular de Doutorado. Para a obtenção do título de Doutor em Engenharia (Dr.Eng.), o aluno deverá ter proficiência em língua inglesa (avançado), concluído os créditos das disciplinas, ser aprovado no exame de qualificação e na tese de Doutorado.
O curso tem o prazo médio de três anos e máximo de cinco anos para ser concluído.

Doutorado direto


Desde 2005 foi aberta a possibilidade de o aluno participar do curso de Doutorado sem a obtenção prévia do Título de Mestre. Esta modalidade parte de um pedido do futuro orientador e do Exame de Admissão para Doutorado Direto. Para tanto são analisados o currículo lattes do aluno, histórico escolar da graduação e o Projeto de Pesquisa de Doutorado, entre outros requisitos. Uma Comissão Examinadora dará o parecer.

Serviço

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da POLI/USP
Inscrições abertas até 14/01/2008
On line: www.thinkup.com.br/ppgem/Default.asp
Pessoalmente: Escola Politécnica da USP – Departamento de Engenharia Mecânica - Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Rua Prof. Mello Morais 2231, 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brasil, CEP 05508-900.
Tel.: (11) 3091- 5320