Multinacional anuncia R$ 100 milhões para implantação de fábrica de asfalto sustentável em Minas

Harsco Environmental, do grupo Enviri, vai construir planta de SteelPhalt na região do Vale do Aço para produzir asfalto que utiliza 95% de agregados reciclados

A multinacional Harsco Environmental anunciou na última segunda-feira (12) um investimento de R\$ 100 milhões para a construção de uma fábrica da SteelPhalt em Minas Gerais. A planta será dedicada à produção de asfalto sustentável, com 95% de agregados reciclados e emissões de carbono até 40% menores em relação aos materiais tradicionais.

O anúncio foi feito durante visita de representantes do Governo de Minas às instalações da empresa na Filadélfia, nos Estados Unidos, como parte de uma missão oficial voltada à prospecção de investimentos. A nova unidade reforça a adoção de soluções ambientalmente responsáveis na infraestrutura viária e tem potencial para movimentar cadeias produtivas ligadas à construção civil e à reciclagem industrial no estado.

"A economia circular é uma oportunidade que Minas Gerais não deixa para trás. O Race to Zero, nosso compromisso de zerar as emissões de carbono, e a busca internacional de soluções para que Minas continue na dianteira da indústria verde são compromissos do governo Zema. Este acordo assinado hoje para produção do asfalto verde em nosso estado a partir dos resíduos da siderurgia é mais um passo em direção a uma Minas cada vez mais verde", enfatizou o vice-governador Mateus Simões.
 
A nova planta deverá ser construída no Vale do Aço, com a implantação prevista a partir de julho de 2026 e o início das operações em dezembro de 2027. O projeto prevê a produção de 100 mil toneladas de SteelPhalt por ano, com a expectativa de gerar 20 empregos diretos.