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A Bosch, referência global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2024 com vendas totais de R$ 10,8 bilhões na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas. Com cerca de 10 mil colaboradores, o Brasil representou 77% do faturamento da região, totalizando R$ 8,4 bilhões no ano passado, sendo que 21% foram gerados a partir de exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.
“Com mais de 70 anos de operação no Brasil, a Bosch continua investindo fortemente no país, o que nos permite seguir na rota de crescimento dos nossos negócios e, assim, também impulsionar o desenvolvimento da sociedade onde estamos inseridos. A Bosch registrou crescimento de 12% no último ano e, para 2025, a expectativa é reforçar nossa posição como empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade segura e sustentável, além de soluções para o agronegócio inteligente”, afirma Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.
Em 2025, a Bosch no Brasil assume as operações de desenvolvimento e manufatura de tecnologias de agricultura inteligente para o grupo Bosch em todo o mundo, com foco em soluções de plantio, fertilização e pulverização por meio de automatização e digitalização. “Estabelecer o Centro de Competência Global para o agronegócio no Brasil traz ainda mais oportunidades de desenvolvimento tecnológico para o país e expansão de capacidade produtiva para as soluções da Bosch já existentes”, complementa Gastón.
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Somente no setor do agronegócio, estão previstos investimentos de cerca de R$ 200 milhões nos próximos três anos e 100 colaboradores trabalhando dedicados no Brasil e na Argentina, mantendo a estrutura já existente nos Estados Unidos e Alemanha. Além disso, a Bosch tem mantido, anualmente, investimentos de cerca de R$ 1 bilhão para fortalecer a competitividade de todas as suas operações na América Latina, incluindo modernização de linhas de produção, digitalização, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente, cerca de 1.500 colaboradores trabalham nessas áreas no Brasil.
Neste contexto, a localização da produção se torna uma forma de manter a competitividade das operações brasileiras. Por isso, em 2025 - quando se comemora 30 anos de lançamento do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e, ao atingir a marca de 15 milhões de ESPs fabricados no Brasil, a Bosch anuncia que, a partir de 2026, passará a nacionalizar mais uma etapa da produção do ESP, com a manufatura da unidade de controle eletrônico (ECU) do ESP na planta de Campinas, no interior de São Paulo.
Desde 2024, o Programa Eletrônico de Estabilidade, reconhecida como a tecnologia que mais salva vidas depois do cinto de segurança, é um item obrigatório em todos os novos veículos comercializados nacionalmente.
A Bosch também celebra, em 2025, 20 anos da produção de injetores do sistema common rail em Curitiba, onde a empresa abriga o Centro de Competência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias diesel. A operação da Bosch em Curitiba é uma das mais importantes empregadoras do setor metalmecânico do estado do Paraná.
A Bosch é pioneira e referência em tecnologias para veículos movidos a biocombustíveis. A criação da tecnologia Flex-Fuel pela Bosch no Brasil, há mais de 20 anos, ajudou o país a se posicionar entre aqueles que possuem os menores índices de emissões de CO₂. Também contribuíram para isso a ampla disponibilidade de etanol no Brasil e o fato de o país possuir uma matriz energética predominantemente renovável.
Desde o lançamento dos carros Flex, o uso de etanol já evitou que mais de 800 milhões de toneladas de CO₂ fossem lançadas na atmosfera. Para efeito semelhante na natureza seria necessário cultivar aproximadamente 5 bilhões de árvores pelos próximos 20 anos. Atualmente, vários outros países no mundo – com destaque para Estados Unidos, França e Suécia – já utilizam o etanol misturado a um combustível de origem fóssil, em diferentes proporções.
Neste cenário, o Brasil pode se destacar mundialmente como um protagonista no desenvolvimento de soluções para a neutralização de carbono através do uso de biocombustíveis – e a Bosch está comprometida com essa descarbonização. Desde o sistema de injeção de combustível Flex-Fuel com aquecimento, passando pelas unidades de controle eletrônico do motor e de gerenciamento de baterias, até os motores elétricos do veículo, as soluções da Bosch contribuem para uma condução mais sustentável e eficiente.
Na fábrica de Campinas (SP), a partir de 2025, a Bosch já começa a produzir unidades de controle com maior poder de processamento para atender a demanda de veículos híbridos Flex, além de componentes para ônibus elétricos. “Os veículos híbridos desenham uma transição que combina o melhor do elétrico com a autonomia dos motores Flex a combustão interna. Seja com combustível ou eletricidade, a Bosch está moldando ativamente a mobilidade do futuro: com eletrificação, redução de emissões, veículos autônomos, conectividade e software”, disse Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.
Outro exemplo é o desenvolvimento da tecnologia Dual Fuel, que permite que veículos e equipamentos off road (fora de estrada), como colhedoras, locomotivas e caminhões de grande porte, por exemplo, possam funcionar com os dois combustíveis: diesel e etanol. A solução, que foi 100% desenvolvida por pesquisadores brasileiros da Bosch, pode substituir até 50% de diesel por etanol, reduzindo as emissões de CO₂. A previsão é que ela seja testada em campo no próximo ano e que já esteja disponível para comercialização a partir de 2027. “Essa tecnologia pode revolucionar a matriz energética brasileira, pois nos permitirá reduzir o uso de diesel em aproximadamente 1,5 bilhão de litros por ano e, em paralelo, ampliar a demanda de etanol em 2,5 bilhões de litros, reforçando a indústria sucroalcooleira nacional”, avalia Gastón.
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