Incrições abertas para curso em Tecnologia de Plásticos

 

Estão abertas as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos da UFSCar. A iniciativa é do Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Instituição.

O objetivo do curso é especializar os profissionais de diferentes áreas que trabalham com polímeros, mesmo sem ter recebido qualquer formação específica nesta área tecnológica. Além disso, as aulas oferecem uma reciclagem de conhecimentos sobre Tecnologia de Plásticos para aqueles profissionais já formados na área.

O conteúdo dos temas abordados é o mesmo utilizado na formação de Engenheiros de Materiais especializados em polímeros da UFSCar. O foco principal é a capacitação dos profissionais para a resolução de problemas industriais, através da identificação da relação entre a característica final do produto e sua estrutura, e as condições de processo de fabricação a que foi submetido.

O curso é dirigido a químicos, físicos, engenheiros mecânicos, engenheiros químicos, engenheiros de materiais e outros profissionais da indústria que atuam na área de plásticos e que necessitam de um conhecimento técnico-científico especialmente em materiais termoplásticos. Em função da profundidade de abordagem dos tópicos, o curso não é recomendado para técnicos de nível médio, com exceção daqueles que já tenham experiência na área.

O curso é dividido em oito módulos, com carga horária de 24 horas cada. Em geral, um terço da carga horária, no mínimo, será utilizado para práticas de laboratório direcionadas para a solução de problemas práticos. Estão sendo oferecidas 20 vagas em cada um dos módulos. Os candidatos interessados podem inscrever-se em todos os módulos, ou optar por módulos separados, de acordo com o interesse no tema.

 Serão fornecidos certificados individuais de participação em cada um dos módulos. Os alunos que cursarem os oito módulos receberão um Certificado Especial em "Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos", emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.

As inscrições devem ser feitas pela Internet com, no mínimo, um mês de atendecedência do módulo a ser cursado. Os interessados devem acessar o endereço www.dema.ufscar.br/nrpp/cursos para baixar a ficha de inscrição.

Depois de preenchido, o documento deve ser encaminhado para a UFSCar pelo e-mail [email protected] ou pelo fax (16) 3361-5404. O valor da inscrição é de R$ 1.000 por módulo. O pagamento deve ser feito por boleto ou depósito bancário. Caso o interessado faça inscrição para todos os módulos, receberá um desconto de 10% no valor total. A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.

As aulas, que ocorrem entre os dias 26 e 28 de março de 2008, serão realizadas em laboratórios do DEMa, no campus de São Carlos. O primeiro módulo a ser ministrado será o de "Introdução a Materiais Poliméricos".

Mais informações podem ser obtidas no site, ou pelo telefone (16) 3351-8514.

Tópicos: