Nissan vai fabricar carro de passeio no Brasil

A Nissan prepara o primeiro carro de passeio da marca a ser produzido no Brasil a partir de 2009. Com o novo produto, a marca, que hoje tem menos de 1% das vendas de veículos no país, pretende conquistar fatia maior do mercado e se aproximar das outras duas companhias japonesas, Toyota e Honda, que estão na casa dos 3% em participação cada uma.

Não será um carro na faixa dos populares, avisa Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. Mas um compacto nessa categoria está em estudos pela empresa.

"É um projeto futuro, para depois de 2009”, diz o executivo. O primeiro carro de passeio nacional da Nissan - a empresa já fabrica no país a picape Frontier e o utilitário esportivo Xterra - , segundo analistas do setor automotivo, pode ser produzido na mesma plataforma do Logan, lançado em julho pela Renault.

Além do automóvel de passageiro, a Nissan prepara outro lançamento nacional para 2009, provavelmente um utilitário. A marca, porém, terá novidades no início do próximo ano, com a produção da nova Frontier.

Desde novembro, a nova geração da picape é importada da Tailândia, mas entrará na linha de montagem brasileira em março. "Será o mesmo produto”, diz Besson. A fábrica da Nissan, em São José dos Pinhais (PR) - uma parceria com a Renault -, usa menos de 20% da capacidade instalada, de 50 mil veículos/ano. Produzirá este ano perto de 7 mil unidades da antiga Frontier e do Xterra.
Tópicos:



Comentários